Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21390
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Encontros interativos: a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Rita de Cassia Lucas de Ávila
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: O projeto de extensão Encontros Interativos, coordenado pela professora Irene Giambiagi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destina-se a estudantes da rede pública de uma escola selecionada na região da Zona Sul do Rio de Janeiro, auxiliando estudantes com dificuldades no processo de alfabetização, inclusive com defasagem idade série, atendendo em 2019 a dois grupos de alunos, 12 pertencentes ao 2º ano, e 12 ao 4º do primeiro segmento do ensino fundamental. O objetivo geral que direcionou a elaboração desta pesquisa monográfica foi analisar teoricamente a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino aprendizagem no Projeto Encontros Interativos por meio das vivências de uma professora em formação durante o ano de 2019. No primeiro capítulo apresenta se uma breve história do projeto, explica-se como as turmas são formadas e enfatiza-se a importância da extensão universitária. No segundo capítulo destaca-se a caracterização da escola e apresenta-se a sua posição na avaliação externa do IDEB. No terceiro capítulo analisa-se a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando-se o potencial desse projeto na aprendizagem dos estudantes, com relatos de atividades das quais a autora participou, descrevendo-se como eram desenvolvidas as múltiplas linguagens no cotidiano do projeto. Os principais autores que nortearam a escrita deste trabalho monográfico foram: Henri Wallon, Paulo Freire, Regina Leite Garcia, Maria Vitória Mamede Maia e Regina Zilberman.
Palavras-chave: Interação social
Afetividade
Educação e aprendizagem
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Rita de Cassia Lucas de Ávila. Encontros interativos: a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPereira.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.