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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorLucena, Isadora Loyola Miranda de-
dc.date.accessioned2023-08-18T20:16:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:39Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationLUCENA, Isadora Loyola Miranda de. Orientação educacional, famílias e pandemia: uma experiência no CAp-UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21403-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titleOrientação educacional, famílias e pandemia: uma experiência no CAp-UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.referee2Delgado, Adriana Patrício-
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do orientador educacional na pandemia e suas implicações na relação família-escola, com base em uma experiência vivenciada no Colégio de Aplicação da UFRJ. Sendo esta uma pesquisa de cunho qualitativo que foi realizada com as metodologias de pesquisa de campo e estudo de caso, buscou-se compreender os limites e as possibilidades de atuação do orientador diante das circunstâncias em que se encontrou. Através da história da orientação educacional, referenciada teoricamente por (GIACAGLIA; PENTEADO, 2018) e (GRINSPUN, 2011) foi possível refletir sobre a importância do papel desse profissional em colaboração com o processo pedagógico e compromisso com o fortalecimento da relação família-escola. Fez-se necessário também contextualizar a pandemia da COVID 19 e de que forma as relações sociais foram fragmentadas neste momento, para então compreender a partir de entrevistas com os orientadores educacionais, de que forma seu trabalho foi impactado e precisou ser adaptado. Conclui-se que o OE é o principal potencializador do vínculo com as famílias e precisa estar preparado para enfrentar os múltiplos contextos que possam surgir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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