Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21403
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Lucena, Isadora Loyola Miranda de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T20:16:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Isadora Loyola Miranda de. Orientação educacional, famílias e pandemia: uma experiência no CAp-UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21403 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.title | Orientação educacional, famílias e pandemia: uma experiência no CAp-UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.referee2 | Delgado, Adriana Patrício | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do orientador educacional na pandemia e suas implicações na relação família-escola, com base em uma experiência vivenciada no Colégio de Aplicação da UFRJ. Sendo esta uma pesquisa de cunho qualitativo que foi realizada com as metodologias de pesquisa de campo e estudo de caso, buscou-se compreender os limites e as possibilidades de atuação do orientador diante das circunstâncias em que se encontrou. Através da história da orientação educacional, referenciada teoricamente por (GIACAGLIA; PENTEADO, 2018) e (GRINSPUN, 2011) foi possível refletir sobre a importância do papel desse profissional em colaboração com o processo pedagógico e compromisso com o fortalecimento da relação família-escola. Fez-se necessário também contextualizar a pandemia da COVID 19 e de que forma as relações sociais foram fragmentadas neste momento, para então compreender a partir de entrevistas com os orientadores educacionais, de que forma seu trabalho foi impactado e precisou ser adaptado. Conclui-se que o OE é o principal potencializador do vínculo com as famílias e precisa estar preparado para enfrentar os múltiplos contextos que possam surgir. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ILucena.pdf | 505.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.