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http://hdl.handle.net/11422/21404
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Gama, Luciano Barros Húngaro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T20:24:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Luciano Barros Húngaro da. Participação nas políticas educacionais no governo do Partido dos Trabalhadores: o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21404 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Participação do cidadão | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Participação nas políticas educacionais no governo do Partido dos Trabalhadores: o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Cynthia Paes de | - |
dc.contributor.referee2 | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.description.resumo | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído através da Portaria Ministerial nº 867, de 4 de julho de 2012. Esse programa foi elaborado pelo Ministério da Educação e desenvolvido em parceria com os governos estaduais e municipais com o objetivo principal de garantir a alfabetização de todas as crianças matriculadas em escolas públicas até o final do 3º ano do ensino fundamental. Pelo fato deste programa ter sido a materialização da política nacional de alfabetização e a implementação ocorrer em parceria com as unidades federativas, neste trabalho objetiva-se compreender o nível de participação social, de entidades legitimadas e dos entes federativos, do PNAIC nos dispositivos normativos, bem como no estado do Rio de Janeiro. Para cumprir o objetivo foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma com a responsável pela política no Ministério da Educação e outra com a professora da Instituição de Ensino Superior formadora do estado, além da pesquisa documental referente aos textos oficiais que orientam a política no âmbito nacional. Por meio da análise das entrevistas e dos documentos, espera-se contrastar quais atores sociais foram legitimados a participar do desenho e de que forma essa participação se deu na prática. Apoiamo-nos em Arnstein (2002) para analisar a participação e concessão de poder na implementação do PNAIC no estado fluminense, através do que a autora denominou “escada de participação cidadã”. Foi possível perceber que cada agente, órgão, entidade, grupo, comunidade pode ser inserido em diferentes degraus conforme o momento do planejamento, seja no desenho, seja na implementação da política de alfabetização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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