Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21404
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Participação nas políticas educacionais no governo do Partido dos Trabalhadores: o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
Autor(es)/Inventor(es): | Gama, Luciano Barros Húngaro da |
Orientador: | Fernández, Silvina Julia |
Resumo: | O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído através da Portaria Ministerial nº 867, de 4 de julho de 2012. Esse programa foi elaborado pelo Ministério da Educação e desenvolvido em parceria com os governos estaduais e municipais com o objetivo principal de garantir a alfabetização de todas as crianças matriculadas em escolas públicas até o final do 3º ano do ensino fundamental. Pelo fato deste programa ter sido a materialização da política nacional de alfabetização e a implementação ocorrer em parceria com as unidades federativas, neste trabalho objetiva-se compreender o nível de participação social, de entidades legitimadas e dos entes federativos, do PNAIC nos dispositivos normativos, bem como no estado do Rio de Janeiro. Para cumprir o objetivo foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma com a responsável pela política no Ministério da Educação e outra com a professora da Instituição de Ensino Superior formadora do estado, além da pesquisa documental referente aos textos oficiais que orientam a política no âmbito nacional. Por meio da análise das entrevistas e dos documentos, espera-se contrastar quais atores sociais foram legitimados a participar do desenho e de que forma essa participação se deu na prática. Apoiamo-nos em Arnstein (2002) para analisar a participação e concessão de poder na implementação do PNAIC no estado fluminense, através do que a autora denominou “escada de participação cidadã”. Foi possível perceber que cada agente, órgão, entidade, grupo, comunidade pode ser inserido em diferentes degraus conforme o momento do planejamento, seja no desenho, seja na implementação da política de alfabetização. |
Palavras-chave: | Planejamento educacional Participação do cidadão Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil) |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 9-Ago-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | GAMA, Luciano Barros Húngaro da. Participação nas políticas educacionais no governo do Partido dos Trabalhadores: o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LGama.pdf | 404.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.