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dc.contributor.advisorMurgel, Luciana Freire-
dc.contributor.authorCardoso, Natália da Costa Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-21T19:21:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.citationCARDOSO, Natália da Costa Ferreira. Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21409-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectApplept_BR
dc.subjectXiaomipt_BR
dc.titlePor trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphonespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Burrowes, Patrícia Cecilia-
dc.contributor.referee2Azevedo, Sandro Tôrres de-
dc.description.resumoOs smartphones tornaram-se dispositivos importantes na vida das pessoas ao redor do mundo, tendo seu consumo crescido de forma exponencial. Entender o processo de escolha de uma marca é entender o comportamento do consumidor. A escolha do bem vai muito além do seu caráter utilitário, ao contrário do que muitos consumidores pensam, a marca é um importante influenciador que precisa ser considerado. A escolha de uma marca, pode revelar aspectos interessantes acerca do indivíduo e da sociedade. Diante desta necessidade, o objetivo do presente estudo é descobrir quais as motivações por trás da escolha de uma marca específica dentre diversas outras marcas no processo de compra do smartphone. Para isto, foram realizadas entrevistas qualitativas com consumidores de duas marcas de smartphone: Apple e Xiaomi, por se tratar de empresas com histórias e estratégias distintas. Os resultados indicam que os motivos pelos quais o público escolhe uma das duas marcas são divergentes, sendo a bagagem da marca, o que ela consegue entregar, o significado que está oculto nela e que pode ser repassado ao consumidor, e até, as motivações sociais e culturais, são os influenciadores mais relevantes no processo de compra do smartphone. Demonstrando assim, como essas motivações podem corroborar para a escolha ou rejeição de uma marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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