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dc.contributor.advisorTorracca, Julia Ferreira-
dc.contributor.authorMoraes, Victor Soares de-
dc.date.accessioned2023-08-22T15:12:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2021-08-02-
dc.identifier.citationMORAES, Victor Soares de. A adoção de tecnologias digitais no âmbito do setor de shopping centers brasileiro. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21414-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitações dinâmicaspt_BR
dc.subjectShopping centerpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleA adoção de tecnologias digitais no âmbito do setor de shopping centers brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5365265401318737pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, João Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9602988126832697pt_BR
dc.contributor.referee2Britto, Jorge Nogueira de Paiva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6568693627641353pt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos estão provocando mudanças disruptivas na sociedade e no ambiente de negócios. Frente a essas transformações, diversos segmentos vêm enfrentando desafios em relação a adaptação a esse novo mundo, dentre eles o de shopping centers. As alterações no comportamento do consumidor, junto com a concorrência do e-commerce e o impacto do coronavírus vem forçando as empresas do setor a adotarem novas estratégias relacionadas ao seu modelo de negócios e as tecnologias da chamada indústria 4.0 podem contribuir com esse processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso de tecnologias digitais no setor de shopping centers e, com isso, verificar quais são as funções que esse tipo de tecnologia vem cumprindo para ajudar o setor a lidar com seus atuais desafios e impulsionar seus resultados, sendo traçada uma análise mais geral, porém aplicada para o Brasil. Para isso, essa monografia se utiliza do conceito de capacitações dinâmicas introduzido por Teece, Pisano e Shuen (1997), e posteriormente desenvolvido por David Teece (2007, 2017), relacionando-o às tecnologias 4.0, sendo, para este fim, realizadas revisões bibliográficas que tratam dos respectivos temas. Para tratar do setor de shopping centers e da adoção de tecnologias digitais por parte do segmento foi realizada uma análise exploratória a respeito de bibliografias relacionadas ao assunto e um estudo de caso aplicado a um importante player do setor no Brasil. Os resultados encontrados mostram que, a despeito das adversidades encontradas, o segmento vem investindo consideravelmente em tecnologias digitais para a melhora na experiência do cliente, tanto o consumidor final quanto os lojistas do empreendimento, ampliando o uso de dados e ferramentas de analytics, em infraestrutura para armazenamento dessas informações e em um ecossistema omnichannel. Conclui-se, então, que a partir do uso de tecnologias digitais os shopping centers vem conseguindo se adaptar às mudanças, obtendo assim, vantagens competitivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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