Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21414
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A adoção de tecnologias digitais no âmbito do setor de shopping centers brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Victor Soares de
Orientador: Torracca, Julia Ferreira
Resumo: Os avanços tecnológicos estão provocando mudanças disruptivas na sociedade e no ambiente de negócios. Frente a essas transformações, diversos segmentos vêm enfrentando desafios em relação a adaptação a esse novo mundo, dentre eles o de shopping centers. As alterações no comportamento do consumidor, junto com a concorrência do e-commerce e o impacto do coronavírus vem forçando as empresas do setor a adotarem novas estratégias relacionadas ao seu modelo de negócios e as tecnologias da chamada indústria 4.0 podem contribuir com esse processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso de tecnologias digitais no setor de shopping centers e, com isso, verificar quais são as funções que esse tipo de tecnologia vem cumprindo para ajudar o setor a lidar com seus atuais desafios e impulsionar seus resultados, sendo traçada uma análise mais geral, porém aplicada para o Brasil. Para isso, essa monografia se utiliza do conceito de capacitações dinâmicas introduzido por Teece, Pisano e Shuen (1997), e posteriormente desenvolvido por David Teece (2007, 2017), relacionando-o às tecnologias 4.0, sendo, para este fim, realizadas revisões bibliográficas que tratam dos respectivos temas. Para tratar do setor de shopping centers e da adoção de tecnologias digitais por parte do segmento foi realizada uma análise exploratória a respeito de bibliografias relacionadas ao assunto e um estudo de caso aplicado a um importante player do setor no Brasil. Os resultados encontrados mostram que, a despeito das adversidades encontradas, o segmento vem investindo consideravelmente em tecnologias digitais para a melhora na experiência do cliente, tanto o consumidor final quanto os lojistas do empreendimento, ampliando o uso de dados e ferramentas de analytics, em infraestrutura para armazenamento dessas informações e em um ecossistema omnichannel. Conclui-se, então, que a partir do uso de tecnologias digitais os shopping centers vem conseguindo se adaptar às mudanças, obtendo assim, vantagens competitivas.
Palavras-chave: Capacitações dinâmicas
Shopping center
Tecnologias digitais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Victor Soares de. A adoção de tecnologias digitais no âmbito do setor de shopping centers brasileiro. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VSMoraes.pdf604.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.