Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21425
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise da viabilidade de instalação de um sistema de geração de energia por painéis solares em uma residência familiar
Author(s)/Inventor(s): Barcellos, Matheus Lima Barreto de Souza
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: A energia solar fotovoltaica se mostra como uma das grandes alternativas para a substituição das energias não renováveis nos setores industrial e residencial. Sendo assim, no Brasil e no mundo, pesquisadores estudam a otimização da obtenção de energia elétrica pelos módulos solares, em busca da alta eficiência. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação da energia fotovoltaica em edificações residenciais, através de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Neste sentido, foi possível dimensionar um sistema para geração necessária integral do caso em questão, obtendo-se os valores de Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), unidos a estimativa de geração de energia pelos modelos matemáticos de cálculo para Potência (V) e Corrente (A) de um sistema ideal, e toda a composição por um processo sustentável, sem que haja a emissão de resíduos e gases poluentes à natureza e a atmosfera. Os resultados encontrados foram em sua totalidade satisfatórios nos âmbitos técnico e econômico e ambiental, pois a implementação do sistema e o seu funcionamento não são danosos ao meio ambiente.
Keywords: Energia solar fotovoltaica
Energia renovável
Residências
Viabilidade
Photovoltaic solar energy
Renewable energy
Residences
Feasibility
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARCELLOS, Matheus Lima Barreto de Souza. Análise da viabilidade de instalação de um sistema de geração de energia por painéis solares em uma residência familiar. 2023. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLBSBarcellos.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.