Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21426
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação de provas de carga estáticas em estacas a partir de métodos semiempíricos de previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, André Felipe de Oliveira
Advisor: Guimarães, Gustavo Vaz de Mello
Co-advisor: Silva, Lucas Marques Pires da
Abstract: Realizou-se uma análise comparativa entre seis métodos convencionais adotados no Brasil para estimativa de capacidade de carga geotécnica de estacas do tipo Escavadas, Hélice Contínua e Franki. Para realizar a comparação também foram utilizados os resultados de cinco provas de carga estáticas em estacas do tipo Escavadas, Hélice Contínua e Franki, com características geométricas (diâmetro e comprimento) distintas, implantadas em diversos tipos de solos. Para cada prova de carga apresenta-se a sondagem de reconhecimento do solo com medida de 𝑁 𝑆 𝑃𝑇. Destaca-se que, para obter a carga de ruptura a partir das curvas “carga vs recalque” das estacas foram realizadas extrapolações baseadas no tradicional método de Van der Veen (1953) e uma função hiperbólica proposta por Silva (2019). A partir destas metodologias foi realizada uma análise comparativa de previsão vs desempenho, para verificar em cada caso o método semiempírico mais adequado para o dimensionamento geotécnico de estacas submetidas a esforços de compressão. Em linhas gerais, observou-se que os seis métodos apresentaram resultados a favor da segurança em quase todos os casos apresentados e a extrapolação de Van der Veen (1953) obteve valores maiores de carga de ruptura que os obtidos pela extrapolação de Silva (2019).
Keywords: Estacas
Capacidade de carga geotécnica
Análise comparativa
Segurança
Piles
Geotechnical load capacity
Comparative analysis
Safety
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, André Felipe de Oliveira. Avaliação de provas de carga estáticas em estacas a partir de métodos semiempíricos de previsão da capacidade de carga de ruptura geotécnica. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFOCarvalho.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.