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dc.contributor.advisorGuimarães, Gustavo Vaz de Mello-
dc.contributor.authorAssis, Hugo Santos de-
dc.date.accessioned2023-08-23T15:38:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationASSIS, Hugo Santos de. Previsão do comportamento de estacas hélice contínua a partir de inteligência artificial. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21431-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstaca hélice contínua e ômegapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectFundaçãopt_BR
dc.subjectContinuous flight auger pilesen
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.subjectGeotechnicsen
dc.subjectFoundationsen
dc.titlePrevisão do comportamento de estacas hélice contínua a partir de inteligência artificialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3614907040658759pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Lucas Marques Pires da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5569347731590077pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Maurício do Espírito Santo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8604635938341817pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Gisele Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0863369004606184pt_BR
dc.contributor.referee3Baptista, Gleyce de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9284309506959502pt_BR
dc.description.resumoO conceito de aprendizado de máquina vem sendo empregado largamente em diversas áreas da indústria, mas na geotecnia esse conceito ainda não é tão explorado. Essas técnicas, que inclusive são creditadas de prever o comportamento humano, também tem o potencial de prever o comportamento do solo. Porém, cabe ressaltar que para o aprendizado de máquina funcionar bem, ele deve ser “ensinado” a partir de um banco de dados confiável. Neste contexto, a partir da análise de nove provas de carga estáticas, realizadas em estacas hélice contínua em território brasileiro, empregou-se um método desenvolvido através de uma rede neural artificial (RNA) para prever as curvas “carga versus recalque” das respectivas estacas. A comparação entre o desempenho das provas de carga e os resultados da previsão pela RNA foi considerado promissor para oito das nove provas de carga.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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