Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21433
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proposta de implementação do programa de manutenção produtiva total (TPM): um estudo no laboratório do projeto Baja da UFRJ Campus Macaé
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Nathália de Abreu Braga
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: A manutenção produtiva total, habitualmente chamada de TPM, do inglês total productive maintenance, é um método de gestão que visa aumentar a qualidade do ambiente de trabalho por meio do aperfeiçoamento de processos produtivos. Este trabalho teve como objetivo analisar o funcionamento do laboratório utilizado pela equipe de competição Baja e propor a aplicação de uma filosofia de gestão da manutenção. Portanto, adotou-se um estudo de caso no laboratório em questão, vinculado ao Instituto Politécnico do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé. Após uma análise detalhada do laboratório, foi considerada a aplicação da TPM e do 5S em quatro eixos estratégicos do laboratório (armários, máquinas, EPI´s e na padronização dos processos internos). Foi analisado o tratamento de desperdícios, com ênfase na mudança de layout e finalmente foi proposto um programa de implantação da TPM dividido em sete etapas, a saber: lançamento da campanha; organização para implementação, diretrizes e metas; capacitação dos colaboradores; implementação da manutenção autônoma; implementação da manutenção planejada e consolidação do programa. As alternativas desenvolvidas relacionaram a aplicação dos oito pilares da TPM, os cinco sensos e, ainda, contemplou propostas que visam a redução dos desperdícios de movimentação e transporte. A pesquisa conclui que a implementação do Programa de TPM se mostra promissora para o laboratório utilizado pela equipe Baja da UFRJ Macaé. Recomendações para gestores, integrantes de projetos de competição e projetistas foram apresentadas.
Keywords: Manutenção produtiva total
Gestão da manutenção
Planejamento
Melhoria contínua
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé
Total productive maintenance
Maintenance management
Planning
Continuous improvement
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Hugo Santos de. Proposta de implementação do programa de manutenção produtiva total (TPM): um estudo no laboratório do projeto Baja da UFRJ Campus Macaé. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NABBarbosa.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.