Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21434
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do processo de gestão da manutenção e investigação de falhas de um blowout preventer: um estudo de caso em uma empresa do setor de óleo e gás
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Gabriel Barbosa
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: O setor de manutenção é de suma importância para assegurar a confiabilidade e o bom desempenho operacional dos equipamentos. As empresas do setor óleo e gás são diretamente impactadas quando há parada de produção devido a algum desvio de processo ou falha no seu produto. O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de gestão de manutenção e investigação de falha em um equipamento utilizado nos processos de perfuração de poços e exploração de petróleo: o blowout preventer. Portanto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço no setor de óleo e gás, no qual foram analisados os processos de manutenção e de análises de falhas aplicado ao equipamento (BOP). Os resultados mostraram que a empresa possui dois diferentes gestões de manutenção. A gestão da manutenção em máquinas da empresa que diz respeito a parte infra estrutural da empresa e a gestão da manutenção dos equipamentos em geral que são enviados para organização através de cliente para realização de serviços, que é dividida em pré-manutenção, manutenção do equipamento e entrega do equipamento. Para o processo de análise de falhas, observou-se que a empresa possui procedimentos internos para tratativas de desvios encontrados e registros de não conformidade, que definem como devem ser implementadas as ações corretivas e preventivas para cada tipo de desvio encontrado. Identificou-se também que na aplicabilidade do processo de investigação de falhas do caso estudado foi registrado ocorrência de desvio no produto e de processo. Na análise de falha do equipamento pelo cliente, encontrou-se desvio no produto e foi tratado com implementação de ações corretivas, e na análise de causa da falha notificada pelo cliente, a empresa utilizou da ferramenta cinco porquês e assim encontrou o motivo do desvio de processo, e para evitar recorrência tomou ações preventivas. Por fim, foi possível notar que o uso destes métodos para investigação e solução de problemas auxiliam o investigador a ser ágil e assertivo para solucionar o caso. Assim como as tomadas de ações corretivas e preventivas previnem a recorrência de falhas e/ou até mesmo a existência de um outro desvio.
Keywords: Equipamentos industriais - falhas
Gestão da manutenção
Ferramentas de qualidade
Óleo e gás
Industrial equipment - failures
Maintenance management
Quality tools
Oil and gas
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Gabriel Barbosa. Análise do processo de gestão da manutenção e investigação de falhas de um blowout preventer: um estudo de caso em uma empresa do setor de óleo e gás. 2023. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GBTeixeira.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.