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dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorGidio, Laissa Marinho Pereira de Souza-
dc.date.accessioned2023-08-23T20:07:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.citationGIDIO, Laissa Marinho Pereira de Souza. Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21445-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleFacilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Ana Lúcia Cunha-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a autoformação do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir da experiência como facilitador de aprendizagem. Segundo a Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), o facilitador de aprendizagem tem como função garantir o acesso, bem estar, conforto, aprendizado, livre circulação, permanência e acessibilidade dos estudantes com deficiência nas dependências da UFRJ. A pesquisa reside no campo da narrativa (auto)biográfica, dialogando com Inês Bragança. Para dialogar com a temática da inclusão traremos a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (Lei Nº13. 146 de 6/7/2015) que vai embasar a pesquisa voltada à inclusão, mediação escolar e direitos garantidos. E para conversar no texto sobre a formação desses futuros professores que estão atuando como facilitadores traremos o autor Antonio Nóvoa. É feita a reflexão da legislação educacional que abarca a educação inclusiva no ensino superior, na verdade se desenha para o ensino básico e lentamente vai abrangendo o ensino superior. Traz um panorama nos movimentos que a UFRJ vem fazendo para tornar-se mais inclusiva. Nas considerações finais, são destacadas as necessidades de pensar uma formação docente mais pluralizada, buscando a interdisciplinaridade, a continua busca por uma universidade inclusiva. Além disso, é sinalizada a importância da formação continuada para que professores e alunos experimentem uma educação pensada e construída para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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