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http://hdl.handle.net/11422/21445
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Xavier, Libânia Nacif | - |
dc.contributor.author | Gidio, Laissa Marinho Pereira de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T20:07:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
dc.identifier.citation | GIDIO, Laissa Marinho Pereira de Souza. Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21445 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Ana Lúcia Cunha | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a autoformação do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir da experiência como facilitador de aprendizagem. Segundo a Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), o facilitador de aprendizagem tem como função garantir o acesso, bem estar, conforto, aprendizado, livre circulação, permanência e acessibilidade dos estudantes com deficiência nas dependências da UFRJ. A pesquisa reside no campo da narrativa (auto)biográfica, dialogando com Inês Bragança. Para dialogar com a temática da inclusão traremos a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (Lei Nº13. 146 de 6/7/2015) que vai embasar a pesquisa voltada à inclusão, mediação escolar e direitos garantidos. E para conversar no texto sobre a formação desses futuros professores que estão atuando como facilitadores traremos o autor Antonio Nóvoa. É feita a reflexão da legislação educacional que abarca a educação inclusiva no ensino superior, na verdade se desenha para o ensino básico e lentamente vai abrangendo o ensino superior. Traz um panorama nos movimentos que a UFRJ vem fazendo para tornar-se mais inclusiva. Nas considerações finais, são destacadas as necessidades de pensar uma formação docente mais pluralizada, buscando a interdisciplinaridade, a continua busca por uma universidade inclusiva. Além disso, é sinalizada a importância da formação continuada para que professores e alunos experimentem uma educação pensada e construída para todos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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