Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21445
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Gidio, Laissa Marinho Pereira de Souza
Tutor: Xavier, Libânia Nacif
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a autoformação do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir da experiência como facilitador de aprendizagem. Segundo a Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), o facilitador de aprendizagem tem como função garantir o acesso, bem estar, conforto, aprendizado, livre circulação, permanência e acessibilidade dos estudantes com deficiência nas dependências da UFRJ. A pesquisa reside no campo da narrativa (auto)biográfica, dialogando com Inês Bragança. Para dialogar com a temática da inclusão traremos a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (Lei Nº13. 146 de 6/7/2015) que vai embasar a pesquisa voltada à inclusão, mediação escolar e direitos garantidos. E para conversar no texto sobre a formação desses futuros professores que estão atuando como facilitadores traremos o autor Antonio Nóvoa. É feita a reflexão da legislação educacional que abarca a educação inclusiva no ensino superior, na verdade se desenha para o ensino básico e lentamente vai abrangendo o ensino superior. Traz um panorama nos movimentos que a UFRJ vem fazendo para tornar-se mais inclusiva. Nas considerações finais, são destacadas as necessidades de pensar uma formação docente mais pluralizada, buscando a interdisciplinaridade, a continua busca por uma universidade inclusiva. Além disso, é sinalizada a importância da formação continuada para que professores e alunos experimentem uma educação pensada e construída para todos.
Materia: Educação inclusiva
Formação de professores
Pedagogia
Ensino superior
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-ago-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GIDIO, Laissa Marinho Pereira de Souza. Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LGidio.pdf253.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.