Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21445
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Gidio, Laissa Marinho Pereira de Souza |
Tutor: | Xavier, Libânia Nacif |
Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a autoformação do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a partir da experiência como facilitador de aprendizagem. Segundo a Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), o facilitador de aprendizagem tem como função garantir o acesso, bem estar, conforto, aprendizado, livre circulação, permanência e acessibilidade dos estudantes com deficiência nas dependências da UFRJ. A pesquisa reside no campo da narrativa (auto)biográfica, dialogando com Inês Bragança. Para dialogar com a temática da inclusão traremos a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência (Lei Nº13. 146 de 6/7/2015) que vai embasar a pesquisa voltada à inclusão, mediação escolar e direitos garantidos. E para conversar no texto sobre a formação desses futuros professores que estão atuando como facilitadores traremos o autor Antonio Nóvoa. É feita a reflexão da legislação educacional que abarca a educação inclusiva no ensino superior, na verdade se desenha para o ensino básico e lentamente vai abrangendo o ensino superior. Traz um panorama nos movimentos que a UFRJ vem fazendo para tornar-se mais inclusiva. Nas considerações finais, são destacadas as necessidades de pensar uma formação docente mais pluralizada, buscando a interdisciplinaridade, a continua busca por uma universidade inclusiva. Além disso, é sinalizada a importância da formação continuada para que professores e alunos experimentem uma educação pensada e construída para todos. |
Materia: | Educação inclusiva Formação de professores Pedagogia Ensino superior |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 7-ago-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | GIDIO, Laissa Marinho Pereira de Souza. Facilitadora de aprendizagem: narrativa de uma experiência na Faculdade de Educação da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LGidio.pdf | 253.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.