Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21457
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Marcela de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T18:44:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Marcela de Santana. A importância da afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria entre família e escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21457 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adaptação escolar | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria entre família e escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Delgado, Adriana Patrício | - |
dc.contributor.referee2 | Cerdas, Luciene | - |
dc.description.resumo | A educação nos anos iniciais tem como finalidade básica o desenvolvimento integral da criança. A afetividade está ligada intimamente ao aprendizado infantil, pois a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. O tema do presente estudo é a afetividade como ação necessária ao desenvolvimento da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal da pesquisa realizada foi analisar o papel da afetividade na adaptação escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e o papel da família nesse processo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada por meio do estudo de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados, guiada pela análise das ideias de renomados autores quanto ao tema proposto. Como referencial teórico este trabalho baseou-se nas pesquisas de alguns autores importantes para o estudo, com destaque para Piaget e Wallon. O trabalho é composto por três capítulos, sendo o primeiro uma análise da importância da família em suas múltiplas concepções e manifestações como fator essencial para a afetividade; no segundo enfatiza-se a relevância da afetividade como essência da aprendizagem, com destaque para o momento delicado da adaptação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental; no terceiro e último capítulo discorre-se sobre a importância da afetividade nos escritos de Piaget e Wallon. Pode-se concluir que a afetividade é um grande diferencial no ato de educar. Salienta-se, finalmente, a função do educador no processo de ensino-aprendizagem, ao estimular o educando a vivenciar suas próprias experiências pedagógicas e afetivas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MCarvalho.pdf | 231.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.