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dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorCarvalho, Marcela de Santana-
dc.date.accessioned2023-08-24T18:44:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:31Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcela de Santana. A importância da afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria entre família e escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21457-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância da afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria entre família e escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Delgado, Adriana Patrício-
dc.contributor.referee2Cerdas, Luciene-
dc.description.resumoA educação nos anos iniciais tem como finalidade básica o desenvolvimento integral da criança. A afetividade está ligada intimamente ao aprendizado infantil, pois a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. O tema do presente estudo é a afetividade como ação necessária ao desenvolvimento da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal da pesquisa realizada foi analisar o papel da afetividade na adaptação escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e o papel da família nesse processo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada por meio do estudo de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados, guiada pela análise das ideias de renomados autores quanto ao tema proposto. Como referencial teórico este trabalho baseou-se nas pesquisas de alguns autores importantes para o estudo, com destaque para Piaget e Wallon. O trabalho é composto por três capítulos, sendo o primeiro uma análise da importância da família em suas múltiplas concepções e manifestações como fator essencial para a afetividade; no segundo enfatiza-se a relevância da afetividade como essência da aprendizagem, com destaque para o momento delicado da adaptação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental; no terceiro e último capítulo discorre-se sobre a importância da afetividade nos escritos de Piaget e Wallon. Pode-se concluir que a afetividade é um grande diferencial no ato de educar. Salienta-se, finalmente, a função do educador no processo de ensino-aprendizagem, ao estimular o educando a vivenciar suas próprias experiências pedagógicas e afetivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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