Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21457
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A importância da afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria entre família e escola |
Autor(es)/Inventor(es): | Carvalho, Marcela de Santana |
Tutor: | Giambiagi, Irene |
Resumen: | A educação nos anos iniciais tem como finalidade básica o desenvolvimento integral da criança. A afetividade está ligada intimamente ao aprendizado infantil, pois a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. O tema do presente estudo é a afetividade como ação necessária ao desenvolvimento da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal da pesquisa realizada foi analisar o papel da afetividade na adaptação escolar das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental e o papel da família nesse processo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, realizada por meio do estudo de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados, guiada pela análise das ideias de renomados autores quanto ao tema proposto. Como referencial teórico este trabalho baseou-se nas pesquisas de alguns autores importantes para o estudo, com destaque para Piaget e Wallon. O trabalho é composto por três capítulos, sendo o primeiro uma análise da importância da família em suas múltiplas concepções e manifestações como fator essencial para a afetividade; no segundo enfatiza-se a relevância da afetividade como essência da aprendizagem, com destaque para o momento delicado da adaptação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental; no terceiro e último capítulo discorre-se sobre a importância da afetividade nos escritos de Piaget e Wallon. Pode-se concluir que a afetividade é um grande diferencial no ato de educar. Salienta-se, finalmente, a função do educador no processo de ensino-aprendizagem, ao estimular o educando a vivenciar suas próprias experiências pedagógicas e afetivas. |
Materia: | Adaptação escolar Afetividade Aprendizagem |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 18-ago-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CARVALHO, Marcela de Santana. A importância da afetividade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma parceria entre família e escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCarvalho.pdf | 231.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.