Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21465
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Crélia Penha | - |
dc.contributor.author | Araújo, Evelyn Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T12:21:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21465 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O desestímulo progressivo entre o corpo estudantil e a literatura durante o ensino fundamental (anos iniciais e finais) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Érica de Cássia Maia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5494721661654226 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou analisar a intimidade implícita entre a literatura que se pretende pautar em ambientes escolares tradicionais e o vínculo com a identidade do leitor para que haja comunicação e conexão mútua para além da educação básica. O conceito de vínculo esteve baseado no artigo “How Can I Connect With Thee?” (HOWKLEY, Louise; BROWNE W., Michael; CACIOPPO T., John, 2005), enquanto a conexão com o leitor esteve motivada na esfera de obra destinadas para o público infanto-juvenil ((BOJUNGA, Lygia (1976; 1979; 1987); CALÇA, Rafael; COSTA, Jefferson (2018); MELLO, Roger (2009)) para estimular um diálogo com o grupo discente do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) para além da prática literária e pedagógica presente na educação básica atual. A escassez de vínculo e a interpretação de obras que dialogam com a leitura de mundo do leitor é um dos grandes motivadores para que a prática de Literatura enquanto disciplina escolar receba cada vez menos prestígio para o público infanto-juvenil. Para interligar a prática da Literatura somente por obras clássicas na escola, buscou-se a referência desta realização através dos documentos educacionais e oficiais brasileiros (Constituição Federal de 1988; PCN (1996); LDB (1996), BNCC (2014; 2015; 2016; 2017; 2018), assim como as tendências de práticas pedagógicas analisadas entre os documentos de Cipriano Carlos Luckesi (1990; 2000), que ressoam por movimentos sociais desde os efeitos da Ditatura Militar (1964-1985) até os dias atuais. Ao longo do documento, aborda-se um formato de literatura clássica que não deixa de dialogar com o leitor e garante responsabilidade e vínculo com ele. Os termos “educação” e “literatura” se fundirão constantemente. A análise buscou unificar o espaço escolar com o literário para, posteriormente, desmembrá-los em resultados para além da aprendizagem escolar compartilhada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EPAraújo.pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.