Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21465
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O desestímulo progressivo entre o corpo estudantil e a literatura durante o ensino fundamental (anos iniciais e finais)
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Evelyn Pereira de
Tutor: Dias, Ana Crélia Penha
Resumen: Este trabalho buscou analisar a intimidade implícita entre a literatura que se pretende pautar em ambientes escolares tradicionais e o vínculo com a identidade do leitor para que haja comunicação e conexão mútua para além da educação básica. O conceito de vínculo esteve baseado no artigo “How Can I Connect With Thee?” (HOWKLEY, Louise; BROWNE W., Michael; CACIOPPO T., John, 2005), enquanto a conexão com o leitor esteve motivada na esfera de obra destinadas para o público infanto-juvenil ((BOJUNGA, Lygia (1976; 1979; 1987); CALÇA, Rafael; COSTA, Jefferson (2018); MELLO, Roger (2009)) para estimular um diálogo com o grupo discente do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) para além da prática literária e pedagógica presente na educação básica atual. A escassez de vínculo e a interpretação de obras que dialogam com a leitura de mundo do leitor é um dos grandes motivadores para que a prática de Literatura enquanto disciplina escolar receba cada vez menos prestígio para o público infanto-juvenil. Para interligar a prática da Literatura somente por obras clássicas na escola, buscou-se a referência desta realização através dos documentos educacionais e oficiais brasileiros (Constituição Federal de 1988; PCN (1996); LDB (1996), BNCC (2014; 2015; 2016; 2017; 2018), assim como as tendências de práticas pedagógicas analisadas entre os documentos de Cipriano Carlos Luckesi (1990; 2000), que ressoam por movimentos sociais desde os efeitos da Ditatura Militar (1964-1985) até os dias atuais. Ao longo do documento, aborda-se um formato de literatura clássica que não deixa de dialogar com o leitor e garante responsabilidade e vínculo com ele. Os termos “educação” e “literatura” se fundirão constantemente. A análise buscou unificar o espaço escolar com o literário para, posteriormente, desmembrá-los em resultados para além da aprendizagem escolar compartilhada.
Materia: Literatura infanto-juvenil
Estudo e ensino
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

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