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dc.contributor.advisorCunha, Tânia Reis-
dc.contributor.authorOliveira, Jhenifer Kely Silva Fangunde de-
dc.date.accessioned2023-09-01T12:10:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21489-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt_BR
dc.subjectJúri simuladopt_BR
dc.titleJúri simulado em sala de aula: uma análise da argumentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7284691800984844pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Luiz Carlos Balga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166665063881317pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar e caracterizar, a partir do referencial de Sá (2010), a argumentação dos alunos do ensino médio de um colégio particular, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade consistiu em um Júri Simulado que discutiu sobre um contexto fictício de Wakanda e o júri teve quatro grupos: dois grupos foram a favor da moção proposta pelo colégio e dois grupos foram contrários à moção. Por se tratar de um trabalho monográfico, serão analisadas somente 4 falas dos alunos, porque tiveram um maior número de categorias, de acordo com os aportes metodológicos de Sá (2010). Os Grupos a favor da moção utilizaram argumentos de natureza econômica e social; as fontes de evidência encontradas foram a especialista e a experiência pessoal; as estratégias de aprendizagem utilizadas foram a elaboração, a exemplificação, a comparação e o questionamento. Os grupos contra a moção utilizaram argumentos de natureza social, ambiental e econômica; a fonte de evidência encontrada foi a experiência pessoal e a estratégia de ensino-aprendizagem utilizada foi a hipótese. Concluímos que a dinâmica foi produtiva, pois o Júri Simulado quando utilizado com temas controversos para promover a argumentação contribui para uma abordagem menos tradicional do ensino, pois ele permite que os conteúdos escolares sejam relacionados com temas do cotidiano do adolescente, como o contexto social de um filme da Marvel, Wakanda. Além disso, o júri também favoreceu o protagonismo dos estudantes, pois permitiu que eles tomassem decisões acerca dos temas elencados na dinâmica, levando os alunos a pensar, a refletir e a questionar temáticas sociais, demonstrando domínio sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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