Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Tânia Reis | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jhenifer Kely Silva Fangunde de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T12:10:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21489 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Questões sociocientíficas | pt_BR |
dc.subject | Júri simulado | pt_BR |
dc.title | Júri simulado em sala de aula: uma análise da argumentação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7284691800984844 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Luiz Carlos Balga | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9166665063881317 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi analisar e caracterizar, a partir do referencial de Sá (2010), a argumentação dos alunos do ensino médio de um colégio particular, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade consistiu em um Júri Simulado que discutiu sobre um contexto fictício de Wakanda e o júri teve quatro grupos: dois grupos foram a favor da moção proposta pelo colégio e dois grupos foram contrários à moção. Por se tratar de um trabalho monográfico, serão analisadas somente 4 falas dos alunos, porque tiveram um maior número de categorias, de acordo com os aportes metodológicos de Sá (2010). Os Grupos a favor da moção utilizaram argumentos de natureza econômica e social; as fontes de evidência encontradas foram a especialista e a experiência pessoal; as estratégias de aprendizagem utilizadas foram a elaboração, a exemplificação, a comparação e o questionamento. Os grupos contra a moção utilizaram argumentos de natureza social, ambiental e econômica; a fonte de evidência encontrada foi a experiência pessoal e a estratégia de ensino-aprendizagem utilizada foi a hipótese. Concluímos que a dinâmica foi produtiva, pois o Júri Simulado quando utilizado com temas controversos para promover a argumentação contribui para uma abordagem menos tradicional do ensino, pois ele permite que os conteúdos escolares sejam relacionados com temas do cotidiano do adolescente, como o contexto social de um filme da Marvel, Wakanda. Além disso, o júri também favoreceu o protagonismo dos estudantes, pois permitiu que eles tomassem decisões acerca dos temas elencados na dinâmica, levando os alunos a pensar, a refletir e a questionar temáticas sociais, demonstrando domínio sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JKSFOliveira.pdf | 391.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.