Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21489
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Júri simulado em sala de aula: uma análise da argumentação |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Jhenifer Kely Silva Fangunde de |
Orientador: | Cunha, Tânia Reis |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar e caracterizar, a partir do referencial de Sá (2010), a argumentação dos alunos do ensino médio de um colégio particular, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A atividade consistiu em um Júri Simulado que discutiu sobre um contexto fictício de Wakanda e o júri teve quatro grupos: dois grupos foram a favor da moção proposta pelo colégio e dois grupos foram contrários à moção. Por se tratar de um trabalho monográfico, serão analisadas somente 4 falas dos alunos, porque tiveram um maior número de categorias, de acordo com os aportes metodológicos de Sá (2010). Os Grupos a favor da moção utilizaram argumentos de natureza econômica e social; as fontes de evidência encontradas foram a especialista e a experiência pessoal; as estratégias de aprendizagem utilizadas foram a elaboração, a exemplificação, a comparação e o questionamento. Os grupos contra a moção utilizaram argumentos de natureza social, ambiental e econômica; a fonte de evidência encontrada foi a experiência pessoal e a estratégia de ensino-aprendizagem utilizada foi a hipótese. Concluímos que a dinâmica foi produtiva, pois o Júri Simulado quando utilizado com temas controversos para promover a argumentação contribui para uma abordagem menos tradicional do ensino, pois ele permite que os conteúdos escolares sejam relacionados com temas do cotidiano do adolescente, como o contexto social de um filme da Marvel, Wakanda. Além disso, o júri também favoreceu o protagonismo dos estudantes, pois permitiu que eles tomassem decisões acerca dos temas elencados na dinâmica, levando os alunos a pensar, a refletir e a questionar temáticas sociais, demonstrando domínio sobre o tema. |
Palavras-chave: | Argumentação Questões sociocientíficas Júri simulado |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Francês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JKSFOliveira.pdf | 391.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.