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http://hdl.handle.net/11422/21503
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Spanholi, Maira Luiza | - |
dc.contributor.author | Young, Carlos Eduardo Frickmann | - |
dc.contributor.author | Videira, João Augusto Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T13:12:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-08 | - |
dc.identifier.citation | SPANHOLI, Maira Luiza; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; VIDEIRA, João Augusto Muniz. A importância do ICMS ecológico para os municípios de Mato Grosso. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 26, n. 2, ago. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-6481 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21503 | - |
dc.description.abstract | The Ecological ICMS is a scheme for transferring tax resources to municipalities for environmental criteria assigned by state legislation. The objective of the study is to verify the impact of the ICMS Ecológico on the revenues and welfare indices of the municipalities of Mato Grosso. The methodology used was descriptive analysis, multiple linear regression, and panel data analysis. The Ecological ICMS is important for the revenue of many municipalities in the state, representing more than 50% of the total ICMS revenue that some municipalities receive. Although it has limitations, it encourages municipalities to increase their spending on the Environmental Management function, and results in an increase, on average, of R$ 0.15 in environmental spending for every R$ 1.00 passed on as ecological ICMS to the municipalities. The panel data showed that the revenues obtained through the Ecological ICMS can influence the municipal development indexes (IFDM Health, IFDM Education, and IFDM Employment and Income). It is concluded that, although it can be improved, the ICMS Ecological in Mato Grosso has been important in stimulating environmental preservation, increasing the protected area, strengthening the financial capacity of the municipalities benefited, and encouraging investment in environmental management. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Novos Cadernos NAEA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | ICMS ecológico | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Política fiscal | pt_BR |
dc.subject | Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | Environmental management | pt_BR |
dc.subject | Fiscal policy | pt_BR |
dc.title | A importância do ICMS ecológico para os municípios de Mato Grosso | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of the ecological ICMS for the municipalities of Mato Grosso | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.0.72.110/ncn.v26i2.12977 | pt_BR |
dc.description.resumo | O ICMS Ecológico é um esquema de repasse de recursos fiscais para municípios por critérios ambientais atribuídos por legislação estadual. O objetivo do trabalho é verificar o impacto do ICMS Ecológico nas receitas e índices de bem-estar dos municípios de Mato Grosso. Como metodologia foi utilizada analise descritiva, regressão linear múltipla e análise em dados de painel. O ICMS Ecológico é importante para a receita de muitos municípios do estado, representando mais de 50% do total da receita de ICMS que alguns municípios recebem. Embora tenha limitações, incentiva os municípios a aumentarem seus gastos com a função Gestão Ambiental, e resulta em aumento, em média, de R$ 0,15 em gasto ambiental para cada R$1,00 repassado em forma de ICMS ecológico aos municípios. Os dados em painel demonstraram que as receitas obtidas através do ICMS Ecológico podem ter influência nos índices de desenvolvimento municipal (IFDM Saúde, IFDM Educação e IFDM Emprego e Renda). Conclui-se que, embora possa ser aprimorado, o ICMS Ecológico no Mato Grosso tem sido importante para estimular a preservação ambiental, aumentar a área protegida, reforçar a capacidade financeira dos municípios beneficiados e incentivar o investimento na gestão ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::POLITICA FISCAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS | pt_BR |
dc.citation.volume | 26 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 273 | pt_BR |
dc.citation.epage | 297 | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Sociais Aplicadas |
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