Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21505
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento regional e raízes da segmentação ocupacional no Brasil: a segregação da população negra e os reflexos de um Brasil escravocrata
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Camila Bandeira da
Advisor: Lima, Ana Carolina da Cruz
Abstract: A formação socioeconômica brasileira foi marcada por um intenso movimento segregacionista: iniciando a partir de uma economia escravista e, com a abolição, com a discriminação dos trabalhadores recém libertos, predominantemente negros. A escravidão, assim como a condução do movimento abolicionista e das políticas governamentais implementadas na época, foram cruciais para a difícil inserção das pessoas negras no mercado de trabalho nacional. Além disso, este processo foi condicionado pelo desenvolvimento de regiões mais produtivas do Brasil, como o caso de São Paulo, tendo como consequência a segregação de trabalhadores libertos das áreas mais dinâmicas do país e alocados em ocupações de baixo rendimento e pouca produtividade. Nesse sentido, o objetivo da monografia é analisar o processo de construção social e econômica do Brasil e suas desigualdades, ressaltando suas raízes históricas e os condicionantes do processo de inserção ocupacional após abolição da escravatura. Adicionalmente, é realizada uma análise empírica qualitativa do mercado de trabalho formal brasileiro para demonstrar a situação atual da segmentação ocupacional por grupos de cor, com o intuito de identificar os reflexos atuais desse processo. As tendências observadas a partir da análise dos microdados da RAIS corroboram a hipótese (qualitativa) do trabalho e vão em linha com a literatura existente: os trabalhadores formais negros estão alocados nas regiões menos dinâmicas do país, com menores qualificações e rendimentos menores, quando comparados aos trabalhadores brancos.
Keywords: Formação econômica
Mercado de trabalho
Desigualdade racial
Desigualdade regional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Dec-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Camila Bandeira da. Desenvolvimento regional e raízes da segmentação ocupacional no Brasil: a segregação da população negra e os reflexos de um Brasil escravocrata. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBRocha.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.