Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21521
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Minka por la vida: uma análise dos limites do programa do Partido Pachakutik como alternativa ao programa ecológico do capital
Autor(es)/Inventor(es): Nadai, Daniel Leite de
Orientador: Malta, Maria Mello de
Resumo: Esse trabalho consiste numa análise do programa Minka Por La Vida, plano de governo apresentado para as eleições presidenciais equatorianas de 2021 pelo partido Pachakutik. O programa foi defendido nas urnas pelo candidato Yaku Pérez. O partido surgiu e cresceu nas lutas indígenas contra o extrativismo e pela defesa da soberania política das suas comunidades. Para auxiliar na análise, fazemos um esboço das bases da economia verde como programa ecológico do capital e depois de formulações críticas como a ecologia marxista e o bem-viver. Queremos verificar pontos de convergência e divergência do programa com essas abordagens. Assim, pretendemos mostrar as virtudes e os limites desse programa para enfrentar de maneira consequente a crise ambiental que vive a humanidade no século XXI.
Palavras-chave: Ecologia
Marxismo
Economia verde
Equador
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NADAI, Daniel Leite de. Minka por la vida: uma análise dos limites do programa do Partido Pachakutik como alternativa ao programa ecológico do capital. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLNadai.pdf492.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.