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http://hdl.handle.net/11422/21532
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lima, Rita de Cassia Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Cardozo, Gabriela dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T18:56:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Gabriela dos Santos. A arte como instrumento de intervenção do serviço social: um coral da população em situação de rua. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21532 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas desabrigadas | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | A arte como instrumento de intervenção do serviço social: um coral da população em situação de rua | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Ana Izabel Moura de Carvalho | - |
dc.contributor.referee2 | Porfírio, Mariléa Venâncio | - |
dc.description.resumo | A centralidade desta pesquisa é desvelar a linguagem da arte como instrumento de intervenção do serviço social para garantia e acesso a direitos da população em situação de rua. Nas reflexões do meu cotidiano no Centro de Referência para a População em Situação de Rua, campo de estágio no período de março de 2018 a julho de 2019, busco compreender diante das demandas imediatas e conjunturais, o lugar da arte, e da música em particular, para a prática profissional com os usuários. Nesta perspectiva me lanço na construção desta monografia, enquanto uma sistematização da experiência do estágio, onde a música seria o universo artístico e pedagógico que mediaria o fortalecimento do Plano de Acompanhamento Individual/Familiar construído no equipamento entre os usuários e profissionais. Com a recuperação de fragmentos do diário de campo, numa redação que une descrição e reflexão crítica sob uma moldura de crônicas, cada item desta monografia convida o leitor a ir ao cotidiano da vida da população em situação de rua. Para enriquecer as pistas da investigação, concomitantemente, vou ao encontro do Coral “Uma Só Voz”, formado por pessoas que se encontram em situação de rua, em abrigos, na cidade do Rio de Janeiro. Através da música, os sujeitos sociais desintegrados das relações sociais mais protegidas na comunidade e no mundo do trabalho, sem voz, são convidados a pertencer a um grupo onde suas vozes se tornam seus maiores instrumentos de reconstrução de si mesmos e de luta pela cidadania e pela emancipação humana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
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