Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21544
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cássia de Oliveira e | - |
dc.contributor.author | Almeida, Carlos Henrique dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T18:41:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Carlos Henrique dos Santos. "Você se parece comigo!": relatos de docência de um homem negro pedagogo na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21544 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Raças | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | "Você se parece comigo!": relatos de docência de um homem negro pedagogo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Brito, Leandro Teofilo de | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Erika Jennifer Honorio | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Yago José Eloy do | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa autoetnografica realizada em uma escola particular do município do Rio de Janeiro, tendo como referência o ano de 2021, data de inserção do autor no campo de pesquisa. O objetivo da pesquisa é debater as implicações da masculinidade vinculada à raça na educação infantil, tendo como base a experiência de um jovem negro recém contratado como estagiário. Como é percebido um homem negro professor na Educação Infantil? Como as famílias parceiras da escola olham para essa questão? Qual a relação das crianças com um professor homem e negro? Para o embasamento teórico das discussões aqui apresentadas, destaco: Connell, Conrado e Ribeiro, Souza, Silva Junior e Tatagiba. Propondo o debate entre as temáticas centrais, aponto para a necessidade de homens negros serem vistos como sujeitos passíveis de afeto, para que as próximas gerações cresçam tendo múltiplas referências positivas de masculinidade e colaborando para uma sociedade com menos preconceitos de raça e gênero. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAlmeida.pdf | 294.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.