Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cássia de Oliveira e-
dc.contributor.authorAlmeida, Carlos Henrique dos Santos-
dc.date.accessioned2023-09-11T18:41:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2023-08-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Carlos Henrique dos Santos. "Você se parece comigo!": relatos de docência de um homem negro pedagogo na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21544-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectRaçaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.title"Você se parece comigo!": relatos de docência de um homem negro pedagogo na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Brito, Leandro Teofilo de-
dc.contributor.referee1Pereira, Erika Jennifer Honorio-
dc.contributor.referee2Nascimento, Yago José Eloy do-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa autoetnografica realizada em uma escola particular do município do Rio de Janeiro, tendo como referência o ano de 2021, data de inserção do autor no campo de pesquisa. O objetivo da pesquisa é debater as implicações da masculinidade vinculada à raça na educação infantil, tendo como base a experiência de um jovem negro recém contratado como estagiário. Como é percebido um homem negro professor na Educação Infantil? Como as famílias parceiras da escola olham para essa questão? Qual a relação das crianças com um professor homem e negro? Para o embasamento teórico das discussões aqui apresentadas, destaco: Connell, Conrado e Ribeiro, Souza, Silva Junior e Tatagiba. Propondo o debate entre as temáticas centrais, aponto para a necessidade de homens negros serem vistos como sujeitos passíveis de afeto, para que as próximas gerações cresçam tendo múltiplas referências positivas de masculinidade e colaborando para uma sociedade com menos preconceitos de raça e gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAlmeida.pdf294.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.