Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorConstant, Elaine-
dc.contributor.authorBarcelos, Letícia de Sá e Souza de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-11T19:27:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationBARCELOS, Letícia de Sá e Souza de Oliveira. Em busca de novas perspectivas para a formação inicial e continuada de professores na contemporaneidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21545-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleEm busca de novas perspectivas para a formação inicial e continuada de professores na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.contributor.referee2Silva, Rita de Cássia de Oliveira e-
dc.description.resumoA presente monografia, requisito para a conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como tema principal a formação de professores. Neste trabalho, pretende-se investigar possíveis novos caminhos e sentidos para a formação docente, com base em uma perspectiva crítica da educação. Dessa forma, através de uma abordagem qualitativa, é feita a discussão sobre a importância das experiências e práticas docentes adquiridas no cotidiano escolar. Ademais, com base nos estudos de José Contreras (2002), discorre-se acerca de alguns modelos de profissionais docentes, em que é realizado o debate sobre o verdadeiro papel do professor e do sentido da profissão. Além disso, foi realizada a aplicação de um questionário, que teve a participação de 21 professores de escolas básicas da rede pública de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, em que foram investigados os principais desafios enfrentados pelos professores em seu ofício. O questionário possibilitou que importantes questões que permeiam o fazer docente pudessem ser colocadas como objetos de estudo e reflexão nesta pesquisa, contribuindo com as novas perspectivas propostas para a formação inicial e continuada de professores no país. Diante disso, a pesquisa mostrou como a parceria entre universidade e escola básica, a valorização do conhecimento profissional docente, e a compreensão do papel do educador como um intelectual crítico podem contribuir para a formação de novos professores que exercem uma prática autônoma e emancipatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBarcelos.pdf258.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.