Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21545
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Em busca de novas perspectivas para a formação inicial e continuada de professores na contemporaneidade |
Autor(es)/Inventor(es): | Barcelos, Letícia de Sá e Souza de Oliveira |
Orientador: | Constant, Elaine |
Resumo: | A presente monografia, requisito para a conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como tema principal a formação de professores. Neste trabalho, pretende-se investigar possíveis novos caminhos e sentidos para a formação docente, com base em uma perspectiva crítica da educação. Dessa forma, através de uma abordagem qualitativa, é feita a discussão sobre a importância das experiências e práticas docentes adquiridas no cotidiano escolar. Ademais, com base nos estudos de José Contreras (2002), discorre-se acerca de alguns modelos de profissionais docentes, em que é realizado o debate sobre o verdadeiro papel do professor e do sentido da profissão. Além disso, foi realizada a aplicação de um questionário, que teve a participação de 21 professores de escolas básicas da rede pública de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, em que foram investigados os principais desafios enfrentados pelos professores em seu ofício. O questionário possibilitou que importantes questões que permeiam o fazer docente pudessem ser colocadas como objetos de estudo e reflexão nesta pesquisa, contribuindo com as novas perspectivas propostas para a formação inicial e continuada de professores no país. Diante disso, a pesquisa mostrou como a parceria entre universidade e escola básica, a valorização do conhecimento profissional docente, e a compreensão do papel do educador como um intelectual crítico podem contribuir para a formação de novos professores que exercem uma prática autônoma e emancipatória. |
Palavras-chave: | Formação de professores Formação continuada Pedagogia |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 23-Ago-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | BARCELOS, Letícia de Sá e Souza de Oliveira. Em busca de novas perspectivas para a formação inicial e continuada de professores na contemporaneidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LBarcelos.pdf | 258.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.