Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21549
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Racismo e trabalho profissional: reflexões acerca da prática profissional do assistente social no tribunal de justiça
Author(s)/Inventor(s): Silva, Gisele Castro da
Advisor: Mastropaolo, Maria Josefina
Abstract: Esse trabalho tem o objetivo discutir e refletir acerca das demandas e do perfil da população atendida pelos Assistentes Sociais que atuam nas Comarcas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro localizados nos municípios de Nilópolis e Belford Roxo na Baixada Fluminense. Busca refletir sobre a maneira que o racismo estrutural e as expressões da questão social afetam a vida desses 1 usuários e caracterizar a atuação dos Assistentes Sociais nesse âmbito. Para isso, apresentam-se reflexões sobre a inserção do Serviço Social no Poder Judiciário e sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira, ao mesmo tempo apresentam-se reflexões sobre o cotidiano do trabalho profissional, fundadas em ferramentas de sistematização de informações que fazem parte dos processos de trabalho, o diário de campo e algumas inquietações que surgiram enquanto estagiária de Serviço Social do TJRJ durante os atendimentos, entrevistas, leitura dos autos, formulação de relatórios sociais e de outros processos de trabalho, assim como os indicadores sociais que foram possíveis captar a partir dos formulários respondidos pelos usuários antes das entrevistas.
Keywords: Racismo
Assistência social
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Gisele Castro da. Racismo e trabalho profissional: reflexões acerca da prática profissional do assistente social no Tribunal de Justiça. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSilva.pdf325.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.