Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21555
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projeto SOL (Solar Origin and Life): caracterização detalhada das candidatas aos estágios ZAMS e subgigante
Título(s) alternativo(s): Project SOL (Solar Origin and Life): detailed characterization of candidates at ZAMS and subgiant stages
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Carlos Eduardo Oliveira dos
Orientador: Ghezzi, Luan
Coorientador: Porto de Mello, Gustavo Frederico
Resumo: A situação do Sol na vizinhança galáctica ainda não é bem compreendida, principalmente quando suas propriedades físicas (parâmetros atmosféricos, parâmetros evolutivos, composição química, atividade magnética, entre outras) são comparadas às de estrelas similares. Desse modo, ainda não conseguimos compreender se o Sol é uma estrela típica ou não. Isto ocorre porque resultados recentes da literatura sustentam ambas as hipóteses. Desse modo, este trabalho tem como objetivo a identificação e caracterização detalhada de estrelas com trajetórias evolutivas semelhantes à do Sol (massa e metalicidade solar) que possam representá-lo nos estágios ZAMS e subgigante. Sendo assim, realizamos uma análise espectroscópica precisa das candidatas usando espectros com alta resolução (R ∼ 35000 - 115000) e sinal-ruído (S/R > 150), obtidos com instrumentos modernos de diferentes telescópios ao redor do planeta. Adotamos o método espectroscópico clássico, que utiliza larguras equivalentes de linhas do Fe I e Fe II e é baseado nos equilíbrios de excitação e ionização. Além disso, derivamos os parâmetros evolutivos (massa, raio, luminosidade e idade), através de trajetórias evolutivas e isócronas teóricas, e cinemáticos para todas as estrelas da amostra. Realizamos, ainda, estimativas de idades através de mais dois métodos independentes e apresentamos os níveis de atividade cromosférica para todas as candidatas. Por meio destas análises, identificamos 2 candidatas (HD 13531 e HD 61033) e 1 candidata (HD 148577) capazes de representar o Sol nos estágios ZAMS e subgigante, respectivamente. Além disso, 2 estrelas (HD 64114 e HD 197210) podem ser interessantes para o estudo do Sol com ∼2 Gano, época na qual a atmosfera da Terra passou a ter uma quantidade significativa de oxigênio. Apesar de nossa amostra n˜ao ser grande o suficiente para respondermos se o Sol é uma estrela típica ou não, ela mostra que podemos identificar estrelas similares à nossa em diferentes estágios evolutivos, que são muito importantes para a busca de exoplanetas e estudos sobre habitabilidade.
Palavras-chave: Estrelas de tipo solar
Evolução estelar
Propriedades físicas
Vizinhança solar
Solar-type stars
Stellar evolution
Physical properties
Solar neighbourhood
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Carlos Eduardo Oliveira dos. Projeto SOL (Solar Origin and Life): caracterização detalhada das candidatas aos estágios ZAMS e subgigante. 2022. 112 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEOSantos.pdf3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.