Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21557
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estrangeiras de dentro: uma análise do sentir de mulheres negras sob os contextos sócio históricos brasileiro e estadunidense
Author(s)/Inventor(s): Assumpção, Isabela dos Santos de
Advisor: Gouvea, Marina Machado de Magalhães
Abstract: O presente trabalho tem como tema central de análise o sentir, ou a força subjetiva, sobre a realidade de mulheres negras, aqui denominadas como “estrangeiras de dentro”, tradução escolhida da categoria outsider within. A partir da bibliografia que utilizamos, em grande medida de autoras negras estadunidenses como Patricia Hill Collins e Angela Davis, o trabalho busca analogias, diferenças e correspondências entre os contextos sócio-históricos brasileiro e estadunidense. A categoria outsider within apresenta alguém que está dentro e fora, como não tendo um significado completamente ruim ou completamente bom, mas a síntese da construção de um corpo e de uma imagem nas relações sociais existentes. A noção e a interpretação de invisibilidade e marginalidade como questões mais complexas do que “negativas em si mesmas” chama atenção na análise das autoras citadas, que não defendem a diferença como uma problemática em si mesma. Remonta à sociedade em que vivemos. Essa diferença aparece como uma espécie de estrangeirismo entre mulheres negras e aqueles/as com quem elas se relacionam. Também aproximamos o olhar desta concretude com um foco no mundo do trabalho, justificando a ocupação em massa de mulheres negras no atual trabalho doméstico e suas ramificações como herança das relações escravocratas e servis no Brasil. Com isso, retomamos as implicações subjetivas do tema abordando processos de consciência nas relações com a “estrangeira de dentro” em segmentos dos movimentos sociais e espaços de debate étnico-racial.
Keywords: Negras
Subjetividade
Movimentos sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ASSUMPÇÃO, Isabela dos Santos de. Estrangeiras de dentro: uma análise do sentir de mulheres negras sob os contextos sócio históricos brasileiro e estadunidense. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAssumpção.pdf586.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.