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dc.contributor.advisorMoreira, Elaine Martins-
dc.contributor.authorKnoller, Maria Luiza Pinto-
dc.contributor.authorCoelho, Talita Daniel-
dc.date.accessioned2023-09-12T20:38:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:06Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.citationKNOLLER, Maria Luiza Pinto ; COELHO, Talita Daniel. A organização da educação no Brasil: a evasão escolar no ensino médio e a assistência estudantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21562-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titleA organização da educação no Brasil: a evasão escolar no ensino médio e a assistência estudantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Débora Holanda-
dc.contributor.referee2Kilduff, Fernanda-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso faz um estudo sobre a organização da política de educação no Brasil e traz alguns dos motivos que ocasionam a evasão escolar no Brasil, em específico, no ensino médio e a aplicabilidade da política da assistência estudantil como instrumento de reversão desse cenário. Chegou-se a este tema por intermédio do campo de estágio de uma das autoras, no Instituto Federal no Rio de Janeiro, campus São Gonçalo, que atua com jovens que estão cursando o ensino médio técnico. Essa experiência despertou o interesse em analisar a evasão escolar que é um problema frequente na história do sistema educacional brasileiro, especialmente, nessa faixa escolar. Esses dados não podem ser avaliados fora do contexto histórico, pois refletem a realidade de níveis anteriores do ensino e as diversas expressões da desigualdade social do país que convergem para o abandono escolar destes jovens, por diversas motivações, desde sociais até de cunho didático-pedagógico. Desta forma o objetivo de conceituar as principais motivações dos alunos que contribuíram para o abandono dos estudos e a compreensão da importância da multiprofissionalidade entre as categorias, vinculadas a esse sistema, em destaque o Assistente Social. Considerando a formação em Serviço Social, este trabalho se centrará na discussão da política pública e informações sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Tendo como conjunto de análise, a política de educação, a evasão escolar, o programa nacional de assistência estudantil e a intervenção do trabalho do assistente social na política educacional. Atentou-se para as definições legais e os propósitos econômicos que ecoam sobre o sistema nacional de ensino. Diante de inúmeros desafios investir e reafirmar a importância das ações governamentais voltadas para as políticas públicas de proteção social, cujo incentivo motivará a permanência do aluno na sala de aula, melhoria na capacitação dos professores e nas condições de trabalho, que perpassam a educação básica e um maior investimento público tem se tornado temas indiscutíveis e indispensáveis. Por fim, se faz uma breve reflexão sobre a atuação do Serviço Social nessa área, a influência das inúmeras expressões da questão social e a adversidade de se deparar com um sistema de ensino ainda imerso no conservadorismo pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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