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http://hdl.handle.net/11422/21562
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A organização da educação no Brasil: a evasão escolar no ensino médio e a assistência estudantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Knoller, Maria Luiza Pinto Coelho, Talita Daniel |
Orientador: | Moreira, Elaine Martins |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso faz um estudo sobre a organização da política de educação no Brasil e traz alguns dos motivos que ocasionam a evasão escolar no Brasil, em específico, no ensino médio e a aplicabilidade da política da assistência estudantil como instrumento de reversão desse cenário. Chegou-se a este tema por intermédio do campo de estágio de uma das autoras, no Instituto Federal no Rio de Janeiro, campus São Gonçalo, que atua com jovens que estão cursando o ensino médio técnico. Essa experiência despertou o interesse em analisar a evasão escolar que é um problema frequente na história do sistema educacional brasileiro, especialmente, nessa faixa escolar. Esses dados não podem ser avaliados fora do contexto histórico, pois refletem a realidade de níveis anteriores do ensino e as diversas expressões da desigualdade social do país que convergem para o abandono escolar destes jovens, por diversas motivações, desde sociais até de cunho didático-pedagógico. Desta forma o objetivo de conceituar as principais motivações dos alunos que contribuíram para o abandono dos estudos e a compreensão da importância da multiprofissionalidade entre as categorias, vinculadas a esse sistema, em destaque o Assistente Social. Considerando a formação em Serviço Social, este trabalho se centrará na discussão da política pública e informações sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Tendo como conjunto de análise, a política de educação, a evasão escolar, o programa nacional de assistência estudantil e a intervenção do trabalho do assistente social na política educacional. Atentou-se para as definições legais e os propósitos econômicos que ecoam sobre o sistema nacional de ensino. Diante de inúmeros desafios investir e reafirmar a importância das ações governamentais voltadas para as políticas públicas de proteção social, cujo incentivo motivará a permanência do aluno na sala de aula, melhoria na capacitação dos professores e nas condições de trabalho, que perpassam a educação básica e um maior investimento público tem se tornado temas indiscutíveis e indispensáveis. Por fim, se faz uma breve reflexão sobre a atuação do Serviço Social nessa área, a influência das inúmeras expressões da questão social e a adversidade de se deparar com um sistema de ensino ainda imerso no conservadorismo pedagógico. |
Palavras-chave: | Educação Evasão escolar Assistência estudantil Serviço social |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Unidade produtora: | Escola de Serviço Social |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 23-Fev-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | KNOLLER, Maria Luiza Pinto ; COELHO, Talita Daniel. A organização da educação no Brasil: a evasão escolar no ensino médio e a assistência estudantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
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