Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21604
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A criminalização do movimento hip-hop
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Yago Ledo de
Orientador: Mello, Kátia Sento Sé
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a análise do processo de criminalização do movimento Hip-hop, tendo por base de estudo uma das rodas de rap e outros eventos relacionados ao hip hop que acontecem no Rio de Janeiro. Pretendemos demonstrar a relação entre o movimento criminalizado e os órgãos de poder estatal, em específico a polícia militar, que tem sido um ator que melhor exemplifica a “perseguição” aos jovens engajados neste movimento. Esta proposta está inserida no Projeto de Pesquisa Análise Comparada de categorias jurídicas em processos sociais de administração de conflitos: democracia, igualdade jurídica, cidadania e demanda por direitos”, coordenado pela Prof. A Dra. Kátia Sento Sé Mello, que também orienta este trabalho. Pesquisas e experiências preliminares indicam que há um processo social e histórico de construção do crime que está pautado em julgamentos morais de condutas de jovens que praticam o hip hop. A sociedade cria uma imagem destes como criminosos, perigosos e sujeitos passíveis de punição.
Palavras-chave: Hip-hop
Criminalização
Rap
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Dez-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Yago Ledo de. A criminalização do movimento hip-hop. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YAlmeida.pdf207.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.