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dc.contributor.advisorCardozo, Thiago Messias-
dc.contributor.authorSantos Filho, Ricardo Pinheiro dos-
dc.date.accessioned2023-09-18T20:47:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:05Z-
dc.date.issued2023-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21621-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectHistória da Químicapt_BR
dc.subjectTeoria atômicapt_BR
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.titleO que é o átomo? uma abordagem didática da teoria atômica no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7811942118906171pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8276987174129584pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gonçalves, Monique-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500541852690341pt_BR
dc.contributor.referee1Valle, Anita Ferreira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206935989496987pt_BR
dc.contributor.referee2Oberti, Luiz Claudio dos Santos Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192030653483429pt_BR
dc.description.resumoA relação dos conceitos químicos com os elementos históricos-sociais que levaram a construção dos mesmos é uma interação pouco explorada no ensino de química. As orientações curriculares governamentais construídas ao longo dos anos, como os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) e a base nacional comum curricular (BNCC) fazem oposição a prática de um ensino de ciências somente atrelado a memorização de regras, equações e fórmulas e preconizam um ensino que promova o desenvolvimento do senso crítico do estudante. Essa criticidade pode ser estimulada por meio de inúmeras possibilidades de abordagens que o espaço escolar oferece, dentre elas, o uso da contextualização social, histórica e cultural da ciência e tecnologia. O presente trabalho se propõe à construção de um material que auxilie o professor na discussão do processo histórico de desenvolvimento científico no contexto do desenvolvimento do modelo de Dalton. A proposta trata do estabelecimento de uma estratégia em que o conceito de estequiometria é trabalhado em conjunto com o modelo de Dalton, colocando o aluno em contato com o processo de construção de uma das teorias atômicas fundamentais para o entendimento que os elementos apresentam composição mássica definida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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