Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21621
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardozo, Thiago Messias | - |
dc.contributor.author | Santos Filho, Ricardo Pinheiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T20:47:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21621 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | História da Química | pt_BR |
dc.subject | Teoria atômica | pt_BR |
dc.subject | Estequiometria | pt_BR |
dc.title | O que é o átomo? uma abordagem didática da teoria atômica no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7811942118906171 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8276987174129584 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Gonçalves, Monique | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500541852690341 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valle, Anita Ferreira do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2206935989496987 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oberti, Luiz Claudio dos Santos Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5192030653483429 | pt_BR |
dc.description.resumo | A relação dos conceitos químicos com os elementos históricos-sociais que levaram a construção dos mesmos é uma interação pouco explorada no ensino de química. As orientações curriculares governamentais construídas ao longo dos anos, como os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) e a base nacional comum curricular (BNCC) fazem oposição a prática de um ensino de ciências somente atrelado a memorização de regras, equações e fórmulas e preconizam um ensino que promova o desenvolvimento do senso crítico do estudante. Essa criticidade pode ser estimulada por meio de inúmeras possibilidades de abordagens que o espaço escolar oferece, dentre elas, o uso da contextualização social, histórica e cultural da ciência e tecnologia. O presente trabalho se propõe à construção de um material que auxilie o professor na discussão do processo histórico de desenvolvimento científico no contexto do desenvolvimento do modelo de Dalton. A proposta trata do estabelecimento de uma estratégia em que o conceito de estequiometria é trabalhado em conjunto com o modelo de Dalton, colocando o aluno em contato com o processo de construção de uma das teorias atômicas fundamentais para o entendimento que os elementos apresentam composição mássica definida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Pinheiro dos Santos Filho.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.