Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21621
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O que é o átomo? uma abordagem didática da teoria atômica no ensino médio
Autor(es)/Inventor(es): Santos Filho, Ricardo Pinheiro dos
Tutor: Cardozo, Thiago Messias
Tutor : Gonçalves, Monique
Resumen: A relação dos conceitos químicos com os elementos históricos-sociais que levaram a construção dos mesmos é uma interação pouco explorada no ensino de química. As orientações curriculares governamentais construídas ao longo dos anos, como os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) e a base nacional comum curricular (BNCC) fazem oposição a prática de um ensino de ciências somente atrelado a memorização de regras, equações e fórmulas e preconizam um ensino que promova o desenvolvimento do senso crítico do estudante. Essa criticidade pode ser estimulada por meio de inúmeras possibilidades de abordagens que o espaço escolar oferece, dentre elas, o uso da contextualização social, histórica e cultural da ciência e tecnologia. O presente trabalho se propõe à construção de um material que auxilie o professor na discussão do processo histórico de desenvolvimento científico no contexto do desenvolvimento do modelo de Dalton. A proposta trata do estabelecimento de uma estratégia em que o conceito de estequiometria é trabalhado em conjunto com o modelo de Dalton, colocando o aluno em contato com o processo de construção de uma das teorias atômicas fundamentais para o entendimento que os elementos apresentam composição mássica definida.
Materia: Ensino de Química
História da Química
Teoria atômica
Estequiometria
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ricardo Pinheiro dos Santos Filho.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.