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http://hdl.handle.net/11422/21622
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Araújo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Cabo, Gabrielle Carvalho Miguens | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T20:48:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21622 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tradições orais | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Ecologia de saberes | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | Tradição oral e os caminhos para relações igualitárias de trocas de saberes na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9063983751397617 | pt_BR |
dc.description.resumo | A necessidade de preservar a diversidade cultural, identitária e epistemológica da sociedade brasileira foi o ponto de partida para a elaboração dessa monografia, que tem como objetivos: refletir sobre as semelhanças, diferenças e convergências que existem entre a oralidade e a cultura escrita; analisar os aspectos narrativos de tradições orais; e como circulam os conhecimentos tradicionais em sociedades ágrafas. Os conceitos de linhas abissais e ecologia de saberes são abordados a partir da perspectiva decolonial do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. As reflexões estão estruturadas a partir da pergunta: como resgatar a narratividade de sociedades ágrafas de tradição oral para os limites da educação formal? Em sociedades de oralidade primária, as tradições surgem quando uma testemunha ocular (enunciador) passa a ser um narrador e, assim, se constrói a narrativa, sempre em conjunto com um ouvinte (interlocutor). Essa característica afasta os saberes tradicionais da monumentalidade do conhecimento científico e os configura como performáticos. Propõe-se explicitar as diferenças de produção sentido entre oralidade e escrita, tomando como objeto de pesquisa essas sociedades, cujos conhecimentos são invalidados em nome do conhecimento científico, caracterizando-se um epistemicídio. Conclui-se que o conhecimento circula em sociedades orais baseado em outra consciência, mediada pela oralidade, que modifica a concepção de ensino-aprendizagem suposta pelo sentido monumental. Dessa forma, são dispensáveis currículo e metodologia científica para que os saberes tradicionais sejam passados adiante, ao contrário do que ocorre na escola, espaço restrito de educação onde reina conhecimento não-performático. Propõe-se pensar na educação a partir da reflexão de como interagem as ferramentas utilizadas para construção das narrativas escolares e tradicionais, como forma de refletir sobre a função social da escola, além de reforçar seu papel na construção de conhecimentos, saberes e futuros possíveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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Gabrielle Carvalho Miguens Cabo.pdf | 510.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
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