Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21622
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tradição oral e os caminhos para relações igualitárias de trocas de saberes na escola
Autor(es)/Inventor(es): Cabo, Gabrielle Carvalho Miguens
Orientador: Araújo Neto, Waldmir Nascimento de
Resumo: A necessidade de preservar a diversidade cultural, identitária e epistemológica da sociedade brasileira foi o ponto de partida para a elaboração dessa monografia, que tem como objetivos: refletir sobre as semelhanças, diferenças e convergências que existem entre a oralidade e a cultura escrita; analisar os aspectos narrativos de tradições orais; e como circulam os conhecimentos tradicionais em sociedades ágrafas. Os conceitos de linhas abissais e ecologia de saberes são abordados a partir da perspectiva decolonial do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. As reflexões estão estruturadas a partir da pergunta: como resgatar a narratividade de sociedades ágrafas de tradição oral para os limites da educação formal? Em sociedades de oralidade primária, as tradições surgem quando uma testemunha ocular (enunciador) passa a ser um narrador e, assim, se constrói a narrativa, sempre em conjunto com um ouvinte (interlocutor). Essa característica afasta os saberes tradicionais da monumentalidade do conhecimento científico e os configura como performáticos. Propõe-se explicitar as diferenças de produção sentido entre oralidade e escrita, tomando como objeto de pesquisa essas sociedades, cujos conhecimentos são invalidados em nome do conhecimento científico, caracterizando-se um epistemicídio. Conclui-se que o conhecimento circula em sociedades orais baseado em outra consciência, mediada pela oralidade, que modifica a concepção de ensino-aprendizagem suposta pelo sentido monumental. Dessa forma, são dispensáveis currículo e metodologia científica para que os saberes tradicionais sejam passados adiante, ao contrário do que ocorre na escola, espaço restrito de educação onde reina conhecimento não-performático. Propõe-se pensar na educação a partir da reflexão de como interagem as ferramentas utilizadas para construção das narrativas escolares e tradicionais, como forma de refletir sobre a função social da escola, além de reforçar seu papel na construção de conhecimentos, saberes e futuros possíveis.
Palavras-chave: Tradições orais
Escrita
Narrativas
Ecologia de saberes
Epistemologia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

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