Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2163
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jornalismo e dramaticidade: a folhetinização dos fatos nos produtos jornalísticos
Autor(es)/Inventor(es): Peres, Louise da Costa
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: Estudar o fenômeno da “folhetinização da informação”, expressão do teórico francês Michel Gillet que define a incorporação de elementos do folhetim - surgido a partir da publicação seriada de ficção nos jornais populares franceses no século XIX - no processo de construção da notícia. Serão analisadas as características que fizeram do gênero folhetinesco uma nova variação de romance, responsável pela popularização da imprensa popular na França da época. Em seguida, será desenvolvido um estudo acerca do jornalismo popular, segmento cujo produto é historicamente marcado pela dramatização dos fatos e pela recorrência ao sensacionalismo. Buscaremos demonstrar como tais características, oriundas da narrativa folhetinesca, hoje estão presentes também na mídia de referência. Finalmente, analisaremos a “folhetinização da informação”, detectando na produção jornalística da atualidade elementos herdados do feuilleton francês.
Materia: Jornalismo
Narrativa
Análise do discurso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-jul-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PERES, Louise da Costa. Jornalismo e dramaticidade: a folhetinização dos fatos nos produtos jornalísticos. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LPERES.pdf573.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.