Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21643
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Benefício de prestação continuada: o perfil dos usuários atendidos na agência da previdência social em Mesquita-RJ
Author(s)/Inventor(s): Costa, Igor Fernando Sardinha
Advisor: Coelho, Marilene Aparecida
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como objetivo analisar e compreender as condições socioeconômicas dos usuários requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Agência da Previdência Social no município de Mesquita, Rio de Janeiro. Com base na pesquisa empírica realizada, apresentaremos o perfil dos usuários atendidos, e suas demandas explicitadas, com foco em suas necessidades socioeconômicas. O levantamento dos dados buscou conhecer o perfil dos usuários a fim de compreender as conexões entre as condições socioeconômicas destes sujeitos e os obstáculos que os mesmos encontram para acessar o Benefício de Prestação Continuada nesta região da baixada fluminense. Averiguou-se que a situação de extrema pobreza vivenciada por estes usuários impõe obstáculos para que os mesmos busquem o acesso ao BPC, como os recursos necessários para a locomoção de suas residências até a agência da Previdência Social. Por outro lado, os usuários deparam-se com um feixe de exigências apresentadas sob o crivo de condicionalidades parametrizadas na lógica neoliberal que cria um funil para que o benefício alcance apenas uma quantidade ínfima dentre aqueles que necessitam da assistência social. Nesse sentido, o estudo demonstra as dificuldades que os usuários enfrentam para conseguir abranger todos os requisitos e burocracias necessárias para a concessão do benefício. Por fim, buscamos refletir sobre as atribuições e competências do assistente social com ênfase na dimensão socioeducativa da profissão e a importância desta competência no cotidiano do trabalho profissional que atua com o BPC.
Keywords: Seguridade social
Assistência social
Benefícios previdenciários
Serviço social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Dec-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Igor Fernando Sardinha. Benefício de prestação continuada: o perfil dos usuários atendidos na agência da previdência social em Mesquita-RJ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ICosta.pdf344.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.