Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21652
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Comparação histórica da erosão costeira e danos percebidos após os eventos de ressaca do mar ocorridos em 2001 e 2021 no litoral do município de Maricá, Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Eduardo Torres
Advisor: Lins de Barros, Flávia Moraes
Abstract: Diversos estudos vêm apontando para possíveis elevações do nível do mar e aquecimentos das águas dos oceanos, realidade que pode alterar o regime de tempestades e intensificar tendências à erosão costeira em várias praias do mundo. O município de Maricá, situado a leste da Baía de Guanabara, tem sofrido processos erosivos e retrogradação da linha de costa após a ocorrência de sucessivos eventos extremos de ressacas do mar, como visto em maio de 2001, julho de 2019 e julho de 2021. As praias ao longo do arco praial de Maricá apresentam em sua maior parte, uma morfodinâmica de praia caracterizada por cordões litorâneos estreitos, perfis de praia refletivo e intermediário, exposição elevada às ondulações de tempestades devido à quase inexistência de barreiras naturais e ao seu alinhamento leste-oeste e baixa resistência a eventos erosivos, tendo em vista a pequena cobertura vegetal de restinga e a ausência de dunas frontais, que propiciam um cenário de elevada vulnerabilidade tanto para as praias quanto para as construções na orla do município. Com a falta de planejamento urbano adequado pela prefeitura e sem o estabelecimento de limites de ocupações que respeitassem o espaço dinâmico da praia, ocorreu em toda a extensão da orla de Maricá uma urbanização muito próxima ao perfil ativo ou até mesmo dentro da praia, intensificando a vulnerabilidade e provocando cenário de risco e destruição em vários pontos da orla que foram identificados na pesquisa. Foi realizada uma comparação dos eventos de ressaca ocorridos em maio de 2001 e julho de 2021 a fim de investigar os processos erosivos e os locais onde iniciou, persistiu ou agravou tanto os danos como o recuo da linha de costa. Por fim, buscou-se analisar as políticas de Gestão Costeira realizadas pela prefeitura do município de Maricá do ano de 2001 a 2021, destacando as principais medidas para tratar a erosão costeira e um melhor uso e ocupação do solo na tentativa de proteger as praias.
Keywords: Ressacas
Costa
Gerenciamento costeiro
Erosão
Maricá (RJ)
Coasts
Coastal zone management
Erosion
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FIGUEIRA, Eduardo Torres. Comparação histórica da erosão costeira e danos percebidos após os eventos de ressaca do mar ocorridos em 2001 e 2021 no litoral do município de Maricá, Rio de Janeiro. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ferreira_ET.pdf856.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.