Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21665
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo experimental das condições econômicas de usinagem do aço carbono 1045 no torneamento cilíndrico externo utilizando ferramenta de corte de aço rápido
Author(s)/Inventor(s): Azeredo, Douglas Gelsomino
Advisor: Martins, Tabatta Regina de Brito
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar as condições econômicas da usinagem do aço 1045 por meio da análise experimental do desgaste de uma ferramenta de corte durante o processo de torneamento cilíndrico externo. Será realizada uma revisão dos tipos de desgaste de ferramentas de corte e os principais materiais utilizados com o objetivo de definir os critérios que determinam o fim de vida da ferramenta, e será observado experimentalmente quais desses critérios são alcançados primeiro. Após a identificação do critério que indica o fim da vida útil da ferramenta, será possível determinar a função do tempo de vida da ferramenta em relação à velocidade de corte, além de estabelecer as condições ideais para o processo de fabricação, através do Intervalo de Máxima Eficiência para o par ferramenta-peça em estudo. A metodologia do experimento consiste na usinagem do aço 1045 com uma ferramenta de corte de aço rápido com 10% de cobalto em diferentes velocidades de corte até a necessidade de reafiação da ferramenta. Dessa forma, encontrar os parâmetros da equação de Taylor e definir as condições econômicas de usinagem. Os resultados encontrados mostram que uma variação pequena na velocidade de corte acarretou em uma variação grande no tempo de vida da ferramenta e que os pontos utilizados durante o experimento estavam fora do Intervalo de Máximo de Eficiência.
Keywords: Usinagem
Aço carbono
Torneamento
Ferramentas de corte de metal
Machining
Carbon steel
Turning
Metal cutting tools
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAO::USINAGEM
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AZEREDO, Douglas Gelsomino. Estudo experimental das condições econômicas de usinagem do aço carbono 1045 no torneamento cilíndrico externo utilizando ferramenta de corte de aço rápido. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DGAzeredo.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.