Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21672
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dimensionamento de instalações de água fria e de aproveitamento de água da chuva em uma edificação residencial unifamiliar: estudo de caso no município de Macaé – RJ
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Natália Ferreira
Orientador: Knopp, Leandro Tomaz
Coorientador: Gomes Júnior, Paulo Gedeão Barroso
Resumo: O estudo de caso discute a importância do acesso ao serviço de abastecimento de água como direito fundamental da população brasileira. O correto dimensionamento de projetos hidrossanitários, de acordo com as normas técnicas, são essenciais para garantir a qualidade e a quantidade de água nas residências. Além disso, o estudo destaca a possibilidade de adotar sistemas de captação de água de chuva como uma alternativa ao abastecimento irregular de água, em regiões com disponibilidade limitada de recursos hídricos. O trabalho objetiva o dimensionamento dos sistemas de abastecimento de água potável e de água não potável, a partir do dimensionamento de um sistema de captação de água de chuva, para uma edificação residencial unifamiliar em Macaé-RJ, Brasil. O bairro Lagoa, região escolhida para o estudo, está sujeita a intermitência no abastecimento de água, e o projeto visa minimizar o impacto do déficit de abastecimento de água, por meio da proposta de um sistema de captação de água da chuva, associado ao sistema de abastecimento convencional de água fria. O estudo utilizou uma revisão da literatura e aplicou métodos selecionados para dimensionar cada sistema e desenvolver os projetos em CAD. Ao longo do estudo de caso, foi possível dimensionar a demanda de consumo de água potável e não potável da residência. Além disso, foi fundamental estimar o potencial de água da chuva que pode ser captada pela edificação, e a partir do método de Rippl determinar o volume necessário do reservatório de armazenamento de água da chuva. Por fim, o estudo possibilitou analisar a viabilidade técnica e econômica para a implantação do sistema de água da chuva proposto na residência unifamiliar. A análise econômica resultou na estimativa dos custos de implantação do sistema e do tempo de retorno, no qual a economia promovida pela substituição da água da potável pela água não potável é capaz de abater os custos de instalação do sistema a longo prazo.
Palavras-chave: Abastecimento de água
Instalações hidráulicas
Aguas pluviais – reaproveitamento
Dimensionamento
Water supply
Hydraulic installations
Rainwater – reuse
Sizing
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade produtora: Instituto Politécnico
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARTINS, Natália Ferreira. Dimensionamento de instalações de água fria e de aproveitamento de água da chuva em uma edificação residencial unifamiliar: estudo de caso no município de Macaé – RJ. 2023. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NFMartins.pdf3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.