Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21673
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Técnicas ecoeficientes, com ênfase na eficiência energética, aplicadas ao projeto de uma pousada no Sítio Jaracatiá – São José do Ribeirão/RJ
Author(s)/Inventor(s): Riedmann, Mariane do Nascimento
Advisor: Nascimento, Monique Amaro de Freitas Rocha
Co-advisor: Paiva, Andre Borges Randolpho
Abstract: Desde a aquisição de materiais até a disposição final dos resíduos, o setor da construção civil é altamente gerador de degradação ambiental. Ao realizar uma análise global e nacional, percebe-se a urgência por mudanças e implementação de práticas mais sustentáveis no setor em busca de preservação ambiental, garantia de recursos para as próximas gerações e redução dos efeitos das mudanças climáticas. O presente trabalho aborda a introdução de técnicas mais sustentáveis no ramo das hospedagens, ou seja, o projeto de uma pousada ecoeficiente. Esta é um destino que está em alta, com grande procura pelos turistas que desejam mais contato com o meio natural. As soluções propostas se baseiam em um projeto mais passivo, com a promoção do aproveitamento do sol e do vento, do uso de materiais mais ecológicos como a tinta ecológica, o bambu e a madeira, além de uma ênfase para a implantação de um sistema solar fotovoltaico. Essas técnicas garantem o conforto térmico, a eficiência energética e uma construção economicamente viável e de baixo impacto ambiental.
Keywords: Ecoeficiência
Energia solar
Conforto térmico
Sustentabilidade
Eco-efficiency
Solar energy
Thermal comfort
Thermal comfort
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIEDMANN, Mariane do Nascimento. Técnicas ecoeficientes, com ênfase na eficiência energética, aplicadas ao projeto de uma pousada no Sítio Jaracatiá – São José do Ribeirão/RJ. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MNRiedmann.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.