Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartinhon, Priscila Tamiasso-
dc.contributor.authorRossi, Thiago Marconcini-
dc.date.accessioned2023-09-26T14:53:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:04Z-
dc.date.issued2023-08-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21690-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDióxido de Carbonopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleA captura de CO2 como uma alternativa para o ensino de química relacionada à educação ambientalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0907008554946779pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2129604002754299pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Miranda, Jussara Lopes de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116674175084321pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Angela Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9080624063866527pt_BR
dc.contributor.referee2Simões, Grazieli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088459558431546pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental (EA) é o caminho para esclarecer que o meio ambiente é um conjunto de aspectos, sejam eles sociais, políticos, éticos, estéticos, econômicos e culturais. O ambiente em que vivemos é constantemente modificado pela humanidade, que causa desequilíbrios ambientais relevantes. Com a EA, é esperado que os indivíduos assumam atitudes e hábitos que ajudem manter um ambiente saudável e equilibrado. Neste sentido, o efeito estufa pode se destacar como um problema ambiental que tem se agravado com as ações antropogênicas. Dentre os gases estufa que são lançados na atmosfera, o CO2 se encontra em maior concentração. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa documental nos anais do ENEQ 2016, 2018 e 2020 sobre o tema EA, contextualizada com o tema efeito estufa e CO2. O resultado da pesquisa mostrou um pequeno número de trabalhos associando a EA ao efeito estufa e ao gás CO2. Além disso, foi realizada uma oficina chamada processo de absorção de CO2, cujo o objetivo foi demonstrar um experimento didático, possível de ser aplicado em sala de aula, que capturasse CO2 e simulasse uma coluna de absorção, tecnologia muito empregada nas indústrias que produzem gases de combustão. A avaliação dos alunos foi realizada mediante um questionário que utilizou a escala de Likert, que serviu para estimar a evolução do aprendizado. Um questionário inicial foi aplicado para saber os conhecimentos prévios dos alunos, e após a oficina o mesmo questionário foi aplicado e comparado com o inicial. Mediante a análise das respostas do questionário e o diálogo realizado durante a oficina, foi estimado que grande parte dos alunos conseguiu refletir criticamente a respeito do efeito estufa e suas consequências. Portanto, com a oficina foi possível estimular o senso crítico dos participantes sobre um sério problema ambiental, o efeito estufa, e como o CO2 de fonte antropogênica contribui para este, assim como pode ter sua emissão parcialmente controlada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Marconcini Rossi.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.