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http://hdl.handle.net/11422/21690
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.author | Rossi, Thiago Marconcini | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T14:53:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21690 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Dióxido de Carbono | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | A captura de CO2 como uma alternativa para o ensino de química relacionada à educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2129604002754299 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Miranda, Jussara Lopes de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2116674175084321 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Angela Sanches | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9080624063866527 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Simões, Grazieli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5088459558431546 | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação ambiental (EA) é o caminho para esclarecer que o meio ambiente é um conjunto de aspectos, sejam eles sociais, políticos, éticos, estéticos, econômicos e culturais. O ambiente em que vivemos é constantemente modificado pela humanidade, que causa desequilíbrios ambientais relevantes. Com a EA, é esperado que os indivíduos assumam atitudes e hábitos que ajudem manter um ambiente saudável e equilibrado. Neste sentido, o efeito estufa pode se destacar como um problema ambiental que tem se agravado com as ações antropogênicas. Dentre os gases estufa que são lançados na atmosfera, o CO2 se encontra em maior concentração. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa documental nos anais do ENEQ 2016, 2018 e 2020 sobre o tema EA, contextualizada com o tema efeito estufa e CO2. O resultado da pesquisa mostrou um pequeno número de trabalhos associando a EA ao efeito estufa e ao gás CO2. Além disso, foi realizada uma oficina chamada processo de absorção de CO2, cujo o objetivo foi demonstrar um experimento didático, possível de ser aplicado em sala de aula, que capturasse CO2 e simulasse uma coluna de absorção, tecnologia muito empregada nas indústrias que produzem gases de combustão. A avaliação dos alunos foi realizada mediante um questionário que utilizou a escala de Likert, que serviu para estimar a evolução do aprendizado. Um questionário inicial foi aplicado para saber os conhecimentos prévios dos alunos, e após a oficina o mesmo questionário foi aplicado e comparado com o inicial. Mediante a análise das respostas do questionário e o diálogo realizado durante a oficina, foi estimado que grande parte dos alunos conseguiu refletir criticamente a respeito do efeito estufa e suas consequências. Portanto, com a oficina foi possível estimular o senso crítico dos participantes sobre um sério problema ambiental, o efeito estufa, e como o CO2 de fonte antropogênica contribui para este, assim como pode ter sua emissão parcialmente controlada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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