Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21701
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise do projeto e dos processos de um engenho de cachaça artesanal: um estudo de caso acerca da transição para um modelo de negócio circular
Author(s)/Inventor(s): Silva, Alexandre de Magalhães Carneiro da
Advisor: Lima, Thiago Gomes de
Abstract: A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, produzida em engenhos com processos produtivos que geram resíduos e podem afetar o meio ambiente. Este trabalho analisa a produção de um engenho de cachaça artesanal, propondo um modelo de negócio circular. Realizou-se um estudo de caso abordando o Engenho São Miguel (ESM) em Quissamã-RJ, detalhando sua organização, produtos e clientes. Foram apresentados resultados em quatro partes: projeto do engenho, processo produtivo, atividades de economia circular já adotadas e propostas de modelagem circular. Observou-se que a estrutura em galpão de concreto pré-moldado utilizado na fábrica possibilitou a conclusão da obra dentro do prazo e custos esperados, gerando menos entulhos. A planta baixa e os acabamentos da fábrica facilitam o fluxo de produção. Além disso, a fábrica utiliza diversas ações circulares em algumas etapas da produção que reduzem desperdícios e aumentam a eficiência. No entanto, existem resíduos que não são reaproveitados, como o bagaço excedente e as garrafas enviadas aos clientes, e ações circulares não exploradas, como o uso de energias renováveis. Propõe-se a abertura de uma trincheira para receber o bagaço excedente junto com a vinhaça, formando adubo orgânico para o plantio da cana. Também se sugere a implementação de logística reversa para reaproveitar as garrafas, seguindo esquemas utilizados por cervejarias. Por fim, propõe-se a implantação de um sistema de geração de energia solar para atender a fábrica, visando reduzir impactos negativos ao meio ambiente, aumentar a eficiência do processo produtivo e gerar economias à empresa.
Keywords: Cachaça
Concreto pré-moldado
Economia circular
Processo de produção
Gestão de resíduos
Precast concrete
Circular Economy
Production process
Waste management
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Alexandre de Magalhães Carneiro da. Análise do projeto e dos processos de um engenho de cachaça artesanal: um estudo de caso acerca da transição para um modelo de negócio circular. 2023. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMCSilva.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.