Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Renan Gomes de-
dc.contributor.authorAraújo, Leonardo Silva de-
dc.date.accessioned2023-09-28T17:43:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:56Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.identifier.citationARAÚJO, Leonardo Silva de. A mediação de leitura para crianças do candomblé: uma contribuição ao incentivo a leitura. Rio de Janeiro, 2023. Dissertação (Mestrado em Humanidades Culturas e Artes) - Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades, Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21724-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the importance of reading mediation in spaces of liturgical cults of Afro-Brazilian religions. To analyze the contribution of reading in the valorization of the people of terreiro and their beliefs, seeking to demonstrate through reading an effective tool in the construction of an identity through stories that report the trajectory of their ancestors. To ask the importance of reading in relation to the perpetuation of the cult of Afro-Brazilian religions through reading mediation, in addition to encouraging education, being reading a precursor to keep alive their histories, memories and culture. To investigate the main actors responsible for reading mediation within these sacred spaces, in the formation and identity construction of children of terreiros regarding their liturgy, report the formation of this identity as a way to combat racism and ethnic and religious prejudices in force in Brazilian society.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Grande Riopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectTerreiropt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectTerraceen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectFeminismen
dc.subjectObservationen
dc.titleA mediação de leitura para crianças do candomblé: uma contribuição ao incentivo a leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como premissa investigar a importância da mediação de leitura em espaços de cultos litúrgicos das religiões afro-brasileiras. Analisar a contribuição da leitura na valorização do povo de terreiro e suas crenças, buscando demonstrar através da leitura uma ferramenta eficaz na construção de uma identidade por meio de histórias que relatam a trajetória de seus ancestrais. Indagar a importância da leitura em relação à perpetuação do culto das religiões afro-brasileiras por meio da mediação de leitura, além do incentivo a educação, sendo a leitura uma precursora para manter viva suas histórias, memórias e cultura. Averiguar os principais atores responsáveis pela mediação de leitura dentro desses espaços sagrados, na formação e construção identitária das crianças de terreiros quanto a sua liturgia, relatar a formação dessa identidade como forma de combate ao racismo e aos preconceitos étnicos e religiosos vigentes na sociedade brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidadespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUNIGRANRIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações de outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSAraujo.pdf727.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.