Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21732
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da mortalidade na pandemia de Covid-19: os óbitos de SARS-CoV-2 foram registrados corretamente?
Autor(es)/Inventor(es): Coletti, André de Abreu
Orientador: Souza, Francisco Eduardo Pires de
Resumo: Por meio de dados públicos apresentados pelo Portal da Transparência, CONASS, Consórcio de Veículos de Imprensa, IBGE e o Centro de Registro Civil, além de dados privados contidos nas revistas The Economist, The Lancet e aqueles do site Our World in Data – projeto da Global Change Data Lab, uma organização sem fins lucrativos, sediada no Reino Unido –; o presente trabalho busca analisar se os óbitos acarretados pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, foram registrados corretamente, isto é, se não houve sub-registros ou registros inverídicos. A respeito do Brasil, foram examinados dados estatísticos relativos aos óbitos por Regiões Geográficas e sexo. Em relação ao exterior, foram examinados os dados em relação à faixa etária dos EUA através de pesquisas em diversas revistas e mídias de informação de alta qualidade e reputação consagrada, as quais também providenciaram uma análise mundial do possível excesso de mortalidade relativo ao que foi efetivamente registrado. O trabalho possui como método a investigação do número projetado de óbitos para os anos de 2020 e 2021, caso não houvesse ocorrido esta catástrofe mundial e, em seguida, a comparação com o total de indivíduos que faleceram nos respectivos períodos. Assim, é pretendido obter indícios acerca da veracidade dos dados de óbitos, decorrentes do vírus, divulgados pelas entidades governamentais e privadas, brasileiras e estrangeiras. Além disso, será contraposta à gravidade da mortalidade na pandemia de COVID-19 à de outros eventos históricos relevantes, sobretudo períodos de recessão econômica no Brasil, bem como períodos de epidemia e guerra. O resultado obtido demonstra que os óbitos do vírus da pandemia de COVID-19 foram severamente sub-registrados, de modo que a população dos países investigados não foi capaz de reconhecer o grau de austeridade desta crise sanitária. Ademais, será observado como a COVID-19 está afetando o índice de mortalidade de modo muito mais severo do que os outros eventos históricos analisados.
Palavras-chave: COVID-19
Pandemias
Mortalidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COLETTI, André de Abreu. Análise da mortalidade na pandemia de Covid-19: os óbitos de SARS-CoV-2 foram registrados corretamente?. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAColetti.pdf512.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.