Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21736
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um estudo sobre hedge cambial no Brasil: seus custos e benefícios
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Beatriz Mendes de
Orientador: Souza, Francisco Eduardo Pires de
Resumo: A pandemia do COVID-19 que se instaurou no mundo em 2020 evidenciou, mais uma vez, a volatilidade que uma moeda estrangeira pode assumir perante um cenário de crise. Neste cenário, a adoção de políticas de proteção (hedge), se faz de extrema importância para empresas e investidores que negociam parte de seus ativos ou passivos em moeda estrangeira. Sendo assim, este trabalho se concentrou em mostrar que no contexto brasileiro dos últimos 15 anos, marcado por grande volatilidade e choques cambiais, o risco cambial é excepcionalmente alto; e que a alegação de muitas empresas de que não vale a pena fazer hedge por causa do elevado custo não encontra sustentação empírica. Através deste trabalho, buscamos desenvolver um estudo a respeito da utilização do hedge cambial, a fim de demonstrar que existe vantagem na realização dessa estratégia.
Palavras-chave: Taxa de câmbio
Hedge cambial
Mercado futuro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Beatriz Mendes de. Um estudo sobre hedge cambial no Brasil: seus custos e benefícios. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMSouza.pdf717.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.