Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2173
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O BNDES e a implementação do estatuto da criança e do adolescente em municípios brasileiros: uma análise do programa de apoio a redes locais de atenção a criança e ao adolescente de 1999 a 2007
Autor(es)/Inventor(es): Ponte, Jully Nascimento
Tutor: Silva, Beatriz Azeredo da
Resumen: Verifica o efeito do Programa de Redes Locais de Atenção a Criança e ao Adolescente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (ou Redes Sociais do BNDES), criado em 1997 com o intuito de contribuir na implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos municípios brasileiros. Os relatos dos impactos nos municípios beneficiados por esta linha de financiamento são os instrumentos de análise, considerando as particularidades associadas a cada um dos respectivos projetos que participaram do Programa até 2007. Este trabalho procura descrever o papel do BNDES como mecanismo de política pública, a situação em que se inseriu o Programa e a inspiração legal de sua elaboração. Procura demonstrar ainda a viabilidade de articulação entre as mais variadas esferas da sociedade civil para a resolução de questões sociais e justificar a importância em se estabelecer estratégias de atuação em especial quando o foco é a criança e o adolescente. Para isso, indica a necessidade da existência dessa linha de apoio no BNDES, que colabora para o fortalecimento das políticas sociais que enfrentam a desigualdade e buscam integrar crianças, adolescentes e suas famílias em situação ou ameaça de risco social na comunidade em que elas vivem.
Materia: Política pública
Política social
Redes sociais
Pobreza
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Estatuto da Criança e do Adolescente
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2010
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JNSilva.pdf318.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.