Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21760
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aplicação de ferramentas de identificação molecular para micro-organismos importantes em processos fermentativos na área de alimentos
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Amanda Aliane Mayrink
Advisor: Gurpilhares, Daniela de Borba
Abstract: Atualmente, processos fermentativos vão muito além das práticas artesanais e da ciência empírica alcançando escala industrial com aplicação tecnológica. Alguns tipos de micro-organismos são considerados importantes para a obtenção de produtos fermentados, além de conferirem a qualidade sensorial, aroma e sabor, adequado a cada produto. Os métodos convencionais disponíveis para detecção e identificação dos micro-organismos dependem de técnicas de identificação microbiológica e bioquímica. Tais técnicas são, em maioria, cultura-dependentes e estão associadas com certas limitações como, por exemplo, micro-organismos viáveis mas não cultiváveis e necessidade de múltiplos testes para assegurar a confiabilidade dos resultados. Tendo em vista tais limitações, fez-se necessário o desenvolvimento de técnicas cultura-independentes que são baseadas na análise de ácidos nucléicos. O presente trabalho apresenta uma revisão sobre as principais ferramentas de biologia molecular empregadas no controle de qualidade microbiológico e sensorial de produtos alimentícios como cerveja e vinho. A metodologia empregada foi a revisão sistemática de artigos científicos e outras fontes de consulta, buscando dados sobre o modo de controlar a qualidade dos micro-organismos utilizados bem como do produto obtido, e propor aplicação das ferramentas da biologia molecular. Os resultados obtidos demonstraram que as técnicas de biologia molecular são de grande utilidade para a área alimentícia, porém ainda são pouco empregadas.
Keywords: Fermentação
Bebidas fermentadas
Controle de qualidade
Biologia molecular
Tecnologia de alimentos
Fermentation
Fermented beverages
Quality control
Molecular biology
Food technology
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::BROMATOLOGIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Amanda Aliane Mayrink. Aplicação de ferramentas de identificação molecular para micro-organismos importantes em processos fermentativos na área de alimentos. 2015. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2015.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AAMRodrigues.pdf438.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.